SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A MATEMÁTICA NA CULTURA AFRICANA JOGOS DE TABULEIRO PARA TRABALHAR CONTEÚDOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Título alternativo: MATHEMATICS IN AFRICAN CULTURE BOARD GAMES FOR WORKING ON CONTENT FROM THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL

Autoria de: Thayna Aparecida Olegario

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Palavras-chaves: Educação, Matemática, Jogos, Africa, Ludicidade.

Data da defesa: 17/04/2023

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 19/08/2024

Data da publicação: 19/08/2024

Referência: Olegario, T. A. A MATEMÁTICA NA CULTURA AFRICANA JOGOS DE TABULEIRO PARA TRABALHAR CONTEÚDOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL . 2024. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: Considerando-se a importância do lúdico nas práticas pedagógicas, principalmente no que se refere ao ensino da matemática. A presente pesquisa tem como objetivo geral, considerando a importância do ensino da matemática a partir da ludicidade, discutir sobre a história da cultura afro-brasileira e o que a etnomatemática pode proporcionar abordando jogos e brincadeiras africanas. Com a finalidade de se alcançar o objetivo geral aqui proposto, delineou-se como objetivos específicos discutir a importância do lúdico na aprendizagem da matemática promover a aprendizagem da história e da cultura afro-brasileira abordar o conhecimento sobre jogos e brincadeiras africanas. A metodologia empregada foi a de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. No ensino da matemática, pode-se contar com variedades de materiais concretos e através do contato com diferentes culturas, apresentar novas formas de abordagem. A etnomatemática é uma delas, em que a utilização de jogos africanos nos mostra que existem outras maneiras de se aprender sobre a matemática, além da forma tradicional que é considerada cartesiana e eurocêntrica.

Abstract: Considering the importance of play in pedagogical practices, especially with regard to the teaching of mathematics. The general objective of this research, considering the importance of teaching mathematics through playfulness, is to discuss the history of Afro-Brazilian culture and what ethnomathematics can provide when approaching African games and games. In order to achieve the general objective proposed here, specific objectives were outlined discuss the importance of play in learning mathematics promote learning about Afro-Brazilian history and culture Address knowledge about African games and games. The methodology used was bibliographical research with a qualitative approach. In teaching mathematics, one can count on a variety of concrete materials and through contact with different cultures, presenting new forms of approach. Ethnomathematics is one of them, in which the use of African games shows us that there are other ways of learning about mathematics, in addition to the traditional way that is considered Cartesian and Eurocentric.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20241202121085

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thayna Aparecida Olegario e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo