Título: TEA e a inclusão escolar
Autoria de: Sandy Lorene Nascimento Sá
Orientação de: Alexandre Filordi de Carvalho
Presidente da banca: Alexandre Filordi de Carvalho
Primeiro membro da banca: Waleska Teodoro de Lima
Segundo membro da banca: Darah Felizardo Ribeiro
Palavras-chaves: Autismo, Inclusão, Educação, aprendizagem, escola
Data da defesa: 20/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 22/08/2024
Data da publicação: 22/08/2024
Referência: Sá, S. L. N. TEA e a inclusão escolar . 2024. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: A Educação Infantil compreende o ensino para todas as crianças entre zero e seis anos de idade em creches e escolas, sendo consentida pela principal lei brasileira. Por conseguinte, cabe ao Estado garantir essa oferta de ensino especializado de forma gratuita na rede de ensino regular. Entre os casos que necessitam de um atendimento especializado, destaca-se o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que de acordo com o site Sanity (2024), é entendido como um transtorno do neurodesenvolvimento que inclui um desenvolvimento denominado atípico, tendo como ênfase comportamentos específicos e em sua maioria repetitivos, dificuldades na oralidade e interação social, além de um interesse focado em determinadas atividades. O objetivo deste estudo é apresentar os fundamentos relacionados ao autismo, buscando uma compreensão teórica aprofundada sobre o tema e incentivando futuras pesquisas sobre práticas e ações educacionais voltadas para esses estudantes, dada a sua relevância. Serão discutidos os desafios enfrentados pelas instituições no processo de educação e inserção social desses alunos, juntamente com a importância do papel do professor nesse contexto, proporcionando uma nova perspectiva e identificando novas abordagens no ensino e na aprendizagem. A metodologia adotada nesta pesquisa foi a pesquisa bibliográfica, baseada na abordagem teórica de diversos autores especializados no assunto, contribuindo para identificar recursos pedagógicos e estratégias que podem apoiar a inclusão dos alunos com TEA na escola regular.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Sandy Lorene Nascimento Sá e Universidade Federal de Lavras
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