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Título: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO UM LUGAR PRIVILEGIADO PARA A PRODUÇÃO DE CULTURAS INFANTIS

Título alternativo: CHILDHOOD EDUCATION AS A PRIVILEGED PLACE FOR THE PRODUCTION OF CHILDRENS CULTURES

Autoria de: Carla Aparecida Miranda de Carvalho

Orientação de: Carolina Faria Alvarenga

Presidente da banca: Carolina Faria Alvarenga

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Lídia Gória Viana

Palavras-chaves: Criança, Infâncias, Cultura Infantis, Cultura de pares, Educação Infantil

Data da defesa: 23/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 26/08/2024

Data da publicação: 26/08/2024

Referência: Carvalho, C. A. M. d. A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO UM LUGAR PRIVILEGIADO PARA A PRODUÇÃO DE CULTURAS INFANTIS. 2024. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: A Educação Infantil é um espaço essencial para a produção de culturas infantis e desenvolvimento das crianças a partir de suas interações. Dito isso, este trabalho tem como objetivo discutir o papel da Educação Infantil como um espaço privilegiado para a produção das culturas infantis e os desafios que se apresentam no cotidiano. A partir de uma pesquisa bibliografica, dialogamos Philippe Ariès, Jean Jacques Rousseau, Lev Vygotsky e Willian Corsaro, reconhecendo a criança como um sujeito histórico-social e de direitos e a infância é entendida em sua pluralidade, ou seja, infâncias. Ao longo do texto, apresenta- se o conceito de culturas infantis, por meio de brincadeiras, consideradas manifestações únicas de interação e expressão entre crianças, as quais refletem suas experiências e percepções do mundo. Com base na Sociologia da Infância, destaca-se que as crianças não são meramente receptoras da cultura adulta, mas sim produtoras de culturas, construídas por meio de interações entre pares. A discussão do artigo se concentra em como as mudanças nas concepções de infância, influenciadas por abordagens teóricas contemporâneas, trazem desafios para a construção de um currículo na Educação Infantil que contemplem práticas, levando em conta a organização dos tempos, espaços e materiais que considerem esses princípios.

Abstract: Early childhood education is an essential space for the production of childrens cultures and the development of children through their interactions. That said, this paper aims to discuss the role of early childhood education as a privileged space for the production of childrens cultures and the challenges that arise in everyday life. Based on bibliographic research, we discuss Philippe Ariès, Jean Jacques Rousseau, Lev Vygotsky and Willian Corsaro, recognizing the child as a historical-social subject with rights and childhood is understood in its plurality, that is, childhoods. Throughout the text, the concept of childrens cultures is presented, through play, considered to be unique manifestations of interaction and expression between children, which reflect their experiences and perceptions of the world. Based on the Sociology of Childhood, it is emphasized that children are not merely recipients of adult culture, but rather producers of cultures, constructed through interactions between peers. The articl

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20241202020961

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Carla Aparecida Miranda de Carvalho e Universidade Federal de Lavras

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