Título: A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DE REDES ESTADUAIS
Autoria de: Gabriel Wisky Silva
Orientação de: Paulo Henrique Arcas
Presidente da banca: Paulo Henrique Arcas
Primeiro membro da banca: Estela Cristiane Batista Silva Machado
Segundo membro da banca: Juan Jonatha Noronha Del Giudice
Palavras-chaves: Formação continuada, política de formação docente, formação de professores, redes estaduais, desenvolvimento profissional docente
Data da defesa: 13/05/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 13/05/2024
Data da publicação: 13/05/2024
Referência: Silva, G. W. A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DE REDES ESTADUAIS. 2024. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como temática a formação continuada dos profissionais da educação e como ela vem sendo implementada por redes e sistemas estaduais de ensino. Diante das transformações pelas quais a sociedade tem passado nos últimos 50 anos, a ampliação da oferta de educação básica e, mais recentemente, a introdução crescente das tecnologias digitais de comunicação e informação na vida das pessoas e no mundo do trabalho, não há como os profissionais da educação e as escolas ficarem alheios a essas transformações. Nesse sentido, a formação continuada ganha uma nova dimensão, pois a formação deixou de ser uma etapa da vida profissional para tornar-se algo contínuo, que se dá ao longo da profissão. Desde os anos 1960, a questão da formação continuada dos profissionais da educação veio ganhando espaço na agenda das políticas públicas e tornando-se algo de oferta obrigatória por secretarias de educação estaduais, municipais e pelos órgãos de gestão da educação no âmbito federal. Dessa forma, buscou-se desenvolver uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso de graduação que procurasse identificar e analisar como as secretarias estaduaisdistrital de educação vêm institucionalizando a formação continuada nas diferentes unidades federativas do Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, que se baseou na coleta de informações nos sítios e páginas web das secretarias estaduais e distrital de educação. Foram levantados e analisados documentos e leis que abordam as formas como se institucionaliza a formação continuada. Basicamente há três formas como essa institucionalização ocorre, sendo na forma de centros de formação, escolas de formação ou coordenadorias de formação que assumem, de forma direta ou indireta, a oferta de formação continuada. Em alguns casos, observou-se que a formação continuada é promovida pelas secretarias com a parceria de instituições de ensino superior e, em outros, com fundações mantidas por bancos e outras agências. Apesar da modalidade de formação continuada presencial ainda estar presente, vem crescendo as propostas de formação na modalidade semipresencial e EaD. Conclui-se que a oferta de formação continuada ainda é um desafio e que se faz necessário olhar para esta temática com maior atenção diante dos resultados referentes à qualidade da educação pública e da precarização crescente da formação docente em nosso país.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gabriel Wisky Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo