Título: LEITURA COMO PROCESSO COGNITIVO UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO
Autoria de: Natalia Eugenia da Silva
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Segundo membro da banca: Joselma Silva
Palavras-chaves: leitura, processo, cognitivo, práticas, alfabetização
Data da defesa: 17/07/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 12/08/2024
Data da publicação: 12/08/2024
Referência: Silva, N. E. d. LEITURA COMO PROCESSO COGNITIVO UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO. 2024. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: Este texto compreende que a leitura possui um aspecto cognitivo que precisa ser considerado no processo de alfabetização. Sendo assim, as práticas pedagógicas, o ambiente de alfabetização, a ação docente nas relações de estratégias de leitura para o desenvolvimento cognitivo, bem como as formas de condução didática no ensino da leitura e de compreensão de textos escritos dada a complexidade, perpassa pelo ato de ler. Diante disso, o presente estudo objetiva investigar as possibilidades da leitura como processo cognitivo, a partir de atividades pedagógicas no contexto de alfabetização. Para tanto, foi realizada uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa, com caráter descrito. Como procedimento de coleta de dados foram desenvolvidas atividades de leitura e verificação das habilidades de leitura das crianças, durante o ano letivo de 2023, em uma turma de alfabetização, das séries iniciais de uma escola pública municipal, do Campo das Vertentes, MG. Como fundamentação teórica das discussões sob
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Natalia Eugenia da Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo