SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: LEITURA COMO PROCESSO COGNITIVO UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO

Autoria de: Natalia Eugenia da Silva

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Joselma Silva

Palavras-chaves: leitura, processo, cognitivo, práticas, alfabetização

Data da defesa: 17/07/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 12/08/2024

Data da publicação: 12/08/2024

Referência: Silva, N. E. d. LEITURA COMO PROCESSO COGNITIVO UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO. 2024. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: Este texto compreende que a leitura possui um aspecto cognitivo que precisa ser considerado no processo de alfabetização. Sendo assim, as práticas pedagógicas, o ambiente de alfabetização, a ação docente nas relações de estratégias de leitura para o desenvolvimento cognitivo, bem como as formas de condução didática no ensino da leitura e de compreensão de textos escritos dada a complexidade, perpassa pelo ato de ler. Diante disso, o presente estudo objetiva investigar as possibilidades da leitura como processo cognitivo, a partir de atividades pedagógicas no contexto de alfabetização. Para tanto, foi realizada uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa, com caráter descrito. Como procedimento de coleta de dados foram desenvolvidas atividades de leitura e verificação das habilidades de leitura das crianças, durante o ano letivo de 2023, em uma turma de alfabetização, das séries iniciais de uma escola pública municipal, do Campo das Vertentes, MG. Como fundamentação teórica das discussões sob

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20241202011192

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Natalia Eugenia da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo