SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O PROTAGONISMO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DA PROFESSORA

Autoria de: Stefania Silva

Orientação de: Carolina Faria Alvarenga

Presidente da banca: Carolina Faria Alvarenga

Primeiro membro da banca: Eliane Vianey de Carvalho

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: Protagonismo Infantil, Educação Infantil, Fazer docente, Criança, Participação

Data da defesa: 15/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 26/08/2024

Data da publicação: 26/08/2024

Referência: Silva, S. O PROTAGONISMO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DA PROFESSORA. 2024. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: Repensar sobre o papel da professora na educação da primeira infância é um assunto pertinente para favorecer o protagonismo da criança da Educação Infantil. Dessa forma, este trabalho tem o propósito de, a partir de um estudo bibliográfico, relacionar o fazer docente na educação da primeira infância com o protagonismo infantil. Para tanto, é fundamental entender a concepção de criança, currículo e Educação Infantil destacada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, e refletir criticamente, compreendendo a importância de centralizar a criança neste processo. Dessa forma, é relevante partir dos direitos da criança, para construir práticas educativas participativas que considerem as crianças como protagonistas. Assim, é necessário romper com uma lógica transmissiva, escutar as crianças por meio de suas diversas expressões e, assim, planejar e organizar o tempo, o espaço e os materiais de forma que possibilitem a criança experimentar e participar ativamente.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20241202011063

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Stefania Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo