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Título: ARTE-EDUCAÇÃO IMAGEM E PALAVRA NO ENSINO FUNDAMENTAL I A PARTIR DE O JARDIM, DE JOAN MIRÓ E DE O FILHO DO HOMEM DE RENÉ MAGRITTE

Título alternativo: ART EDUCATION IMAGE AND WORD IN ELEMENTARY EDUCATION I A FROM THE GARDEN, JOAN MIRÓ AND RENÉS SON OF MAN MAGRITTE

Autoria de: Danielle Almeida Valle

Orientação de: Dalva de Souza Lobo

Presidente da banca: Dalva de Souza Lobo

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Hans Henrique da Silva Mendonça

Palavras-chaves: Arte, educação, Joan Miró, René Magritte, Surrealismo

Data da defesa: 10/07/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 26/08/2024

Data da publicação: 26/08/2024

Referência: Valle, D. A. ARTE-EDUCAÇÃO IMAGEM E PALAVRA NO ENSINO FUNDAMENTAL I A PARTIR DE O JARDIM, DE JOAN MIRÓ E DE O FILHO DO HOMEM DE RENÉ MAGRITTE . 2024. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: A presença da arte no ensino contribui significativamente para o aprendizado, propiciando o desenvolvimento social, cognitivo, emocional e criativo dos alunos, os quais podem expressar-se mediante as diferentes formas artísticas. É nesse contexto que privilegiamos a arte-educação, notadamente no âmbito do ensino fundamental I, sobre o qual essa pesquisa se debruçou e a partir da qual elencamos a arte surrealista em função da sua característica de valorizar a fantasia e a espontaneidade criadora que leva à produção de sentidos, sendo, portanto, uma forte aliada na produção artística dos alunos do ensino fundamental I. Diante de tais premissas sobre a potência da arte-educação buscou-se, então, a partir das obras O Jardim, de Joan Miró, e O filho do homem, de René Magritte, problematizar como o contato com a arte pode, senão superar, ao menos minimizar a dificuldade de os alunos do ensino fundamental I se expressarem. Adotou-se como objetivo principal compreender a produção de sentidos por meio da arte-educação. Fundamentada nos conceitos de Arte-educação, de Ana Mae Barbosa, psicologia da arte, de Lev Vigotski e na perspectiva da estética surrealista, como procedimento metodológico foi apresentada uma proposta de prática pedagógica para alunos do Ensino Fundamental I. Espera se, assim, contribuir para com o ensino e aprendizado que privilegie a arte como potencial elemento na educação.

Abstract: The presence of art in teaching contributes significantly to learning, promoting the social, cognitive, emotional and creative development of students, who can express themselves through different artistic forms. It is in this context that we privilege art education, notably in the context of elementary education, which this research focused on and from which we list surrealist art due to its characteristic of valuing fantasy and creative spontaneity that leads to production of meanings, being, therefore, a strong ally in the artistic production of elementary school students. Faced with such premises about the power of art education, we sought, then, from the works O Jardim, by Joan Miró, and The Son of Man, by René Magritte, problematizes how contact with art can, if not overcome, at least minimize the difficulty of elementary School students to express themselves. The main objective was to understand the production of meanings through art education. Based on the concepts of Art-education, by Ana Mae Barbosa, psychology of art, by Lev Vygotski and the perspective of surrealist aesthetics, as a methodological procedure, a proposal for pedagogical practice for elementary school students was presented. It is expected, therefore, to contribute to teaching and learning that prioritizes art as a potential element in education.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20241202011033

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Danielle Almeida Valle e Universidade Federal de Lavras

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