SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A LEITURA LITERÁRIA COM CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO

Autoria de: Flavia Helena Rufino Rodrigues

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Joselma Silva

Palavras-chaves: Leitura, Literatura Infantil, Alfabetização, mediação docente, aprendizagem

Data da defesa: 08/07/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 13/08/2024

Data da publicação: 13/08/2024

Referência: Rodrigues, F. H. R. A LEITURA LITERÁRIA COM CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO. 2024. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: A literatura Infantil é uma porta de entrada para os alunos conhecerem outros mundos, novas realidades, a fim de ampliar, despertar, ou melhor, incentivar a imaginação e a criatividade. Frente à importância do letramento literário nas escolas para a formação dos pequenos leitores, buscamos identificar a contribuição da literatura na alfabetização, visto que, o primeiro contato com a leitura pode garantir diferentes experiências, que serão significativas para a formação de futuros leitores. Diante disso, este trabalho tem por objetivo desenvolver atividades de leitura literária com crianças do primeiro ano do ensino fundamental, com a finalidade de refletir sobre o papel da mediação literária docente no momento da alfabetização. Para isso, realizou-se uma pesquisa participante a partir de atividades com crianças, do 1º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de ensino. Compreende-se a importância de se explorar as estratégias de leitura, a partir de atividades que chamam a atenção do leitor pa

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20241202010882

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Flavia Helena Rufino Rodrigues e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo