Título: IMPACTOS DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Título alternativo: IMPACTS OF REMOTE LEARNING DURING THE COVID-19 PANDEMIC IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL
Autoria de: Larissa Sabrit Miranda
Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes
Coorientação de: Letícia Mendonça Lopes Ribeiro
Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões
Primeiro membro da banca: Leticia Mendonça Lopes Ribeiro
Segundo membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral
Terceiro membro da banca: Alexandre Filordi de Carvalho
Palavras-chaves: Pandemia Covid-19, Educação, Aprendizagem, Impactos, Investigação
Data da defesa: 14/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 28/08/2024
Data da publicação: 28/08/2024
Referência: Miranda, L. S. IMPACTOS DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL . 2024. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: A pandemia da Covid-19 marcou de forma significativa uma nova conjuntura socioeconômica, aprofundou as taxas de pobreza e desigualdade e teve impactos intensos nas regiões e populações mais vulneráveis. No Brasil, a exclusão digital marcou o contexto dos processos educativos, trazendo prejuízos sérios para o aprendizado de estudantes. Embora o ápice da pandemia já tenha passado, é necessário identificar com clareza a extensão de suas consequências. A presente pesquisa teve como objetivo investigar os impactos da pandemia para os anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura no intuito de levantar as produções científicas que abordaram a temática, de modo a possibilitar uma visão geral do tratamento científico dado ao assunto. Os resultados apontam a necessidade de se adotar políticas educacionais voltadas para identificar e atender as dificuldades das e dos estudantes, no intuito de reparar os prejuízos de forma gradual e contínua. Da mesma forma, ficou evidente a importância de que essas políticas se estendam para a melhoria das condições de trabalho das e dos docentes.
Abstract: The Covid-19 pandemic significantly marked a new socioeconomic situation, deepened poverty and inequality rates and had intense impacts on the most vulnerable regions and populations. In Brazil, digital exclusion marked the context of educational processes, causing serious harm to student learning. Although the peak of the pandemic has passed, it is necessary to clearly identify the extent of its consequences. The present research aimed to investigate the impacts of the pandemic on the initial years of Elementary School in Brazil. To this end, a literature review was carried out in order to identify scientific productions that addressed the topic, in order to provide an overview of the scientific treatment given to the subject. The results point to the need to adopt educational policies aimed at identifying and addressing students difficulties, with the aim of repairing losses gradually and continuously. Likewise, the importance of these policies extending to improving the working conditions of teachers was evident.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Larissa Sabrit Miranda e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo