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Título: BNC-FORMAÇÃO NO TERRENO DE DISPUTAS ENTRE A SUBSERVIÊNCIA MERCADOLÓGICA E A RESISTÊNCIA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÙBLICA

Autoria de: Thais Aparecida Calazans

Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Primeiro membro da banca: Jacqueline Magalhaes Alves

Segundo membro da banca: Luciana Azevedo Rodrigues

Palavras-chaves: Educação, Formação Docente, Neoliberalismo, Empresariamento, Currículo

Data da defesa: 16/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 24/08/2024

Data da publicação: 24/08/2024

Referência: Calazans, T. A. BNC-FORMAÇÃO NO TERRENO DE DISPUTAS ENTRE A SUBSERVIÊNCIA MERCADOLÓGICA E A RESISTÊNCIA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÙBLICA. 2024. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: A presente pesquisa buscamos contribuir para o entendimento do modo como as diretrizes neoliberais influenciam as políticas públicas voltadas para a educação no Brasil. O foco foi a reformulação das diretrizes curriculares nacionais para a formação docente, concretizada na Resolução CNECP No 2, de 20 de dezembro de 2019, a BNC-formação, a qual foi elaborada à revelia do diálogo com a comunidade educacional e com as entidades científicas que historicamente se posicionam em defesa da educação pública. Portanto, buscou analisar a produção científica voltada para o papel da BNC-formação no cenário de submissão das relações entre Estado e corporações, em que organismos multilaterais, agências internacionais e conglomerados privados avançam sobre a formulação das diretrizes educacionais brasileiras, alinhando-as aos preceitos do livre mercado e substituindo a administração pública das instituições pelo controle do empresariado e seus interesses de dominação. A metodologia da pesquisa qualitativa e revisão de literatura, conduzida por meio do estudo de materiais já publicados, com o propósito de identificar o estado da arte das questões centrais que remetem ao tema da pesquisa. Para a concretização deste estudo, foram realizadas consultas de artigos e dissertações cadastrados em bancos de dados e indexadores nacionais que abordam a temática. Ao longo do estudo, identificou-se que as produções científicas levantadas pela pesquisa bibliográfica defendem a retomada da implementação da Resolução CNECP 022015 e a revogação da BNC-formação, dado que a CNECP 022019 reduz a formação docente a um conjunto de habilidades e competência a serem adquiridas para adaptar a classe trabalhadora a um mercado de trabalho cada vez mais precarizado.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20241202010674

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thais Aparecida Calazans e Universidade Federal de Lavras

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