SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: Leitura Literária e a Mediação Docente no Contexto Escolar

Autoria de: Caroline Vasconcelos de Paulo Souza

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Josiele Vita da Silva Tavares

Segundo membro da banca: Rita Cássia Oliveira

Palavras-chaves: leitura literária, mediação da leitura, Construção da identidade da criança, Leitura, Leitura na escola

Data da defesa: 08/07/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 24/08/2024

Data da publicação: 24/08/2024

Referência: Souza, C. V. d. P. Leitura Literária e a Mediação Docente no Contexto Escolar. 2024. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: O presente artigo traz o tema da leitura literária no contexto escolar, tendo como foco seus impactos na formação da identidade das crianças e como a mediação docente interfere neste processo. Assume-se como objetivo promover situações de leitura literária com uma turma em fase de alfabetização, de modo a identificar como a mediação docente pode favorecer uma reflexão sobre a identidade das crianças. Para análise do tema proposto foram utilizados como referenciais teóricos os estudos de Rildo Cosson e Graça Paulino sobre letramento literário, que buscam responder a seguinte indagação de que forma a mediação docente por meio do trabalho com a leitura literária com livros de literatura infantil, pode contribuir na construção da identidade das crianças no contexto na educação básica? Para contextualização e aprofundamento do tema proposto, a investigação se dará por meio de uma pesquisa de campo e uma pesquisa participante, com procedimentos bibliográficos e um estudo de campo para melhor familiaridade com o te

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20241202010601

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Caroline Vasconcelos de Paulo Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo