SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: PRÁTICAS FORMATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO O QUE DIZEM AS PESQUISAS?

Título alternativo: TRAINING PRACTICES IN THE CONTEXT OF BASIC EDUCATION AND THE ROLE OF THE PEDAGOGICAL COORDINATOR WHAT DOES THE RESEARCH SAY?

Autoria de: Reyslla Stella Novato Rocha

Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima

Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima

Primeiro membro da banca: Braian Garrito Veloso

Segundo membro da banca: Marisa Bueno de Bellis

Palavras-chaves: desenvolvimento, profissional, formação, docente, formadores.

Data da defesa: 29/07/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 13/08/2024

Data da publicação: 13/08/2024

Referência: Rocha, R. S. N. PRÁTICAS FORMATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO O QUE DIZEM AS PESQUISAS?. 2024. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: Inserido no contexto educacional, especialmente nas escolas públicas de ensino básico, o tema da qualidade da educação oferecida pelos professores e a excelência de sua formação são amplamente debatidos e discutidos em níveis nacional e internacional. Na Conferência de Desenvolvimento profissional dos professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida, realizada em 2007, destacou-se a urgência de aprimorar a formação dos docentes e seu desenvolvimento profissional. Na ocasião, ficou evidente que a eficácia do ensino, crucial para promover a aprendizagem dos alunos, está intrinsecamente ligada à qualidade da formação dos professores. Ademais, o tema em questão procura mostrar a relevância do papel de coordenadores e supervisores escolares na formação e desenvolvimento dos professores, sendo estes entendidos como formadores de professores no contexto da escola. Diante disto, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o que a literatura sinaliza a respeito dos formadores de formadores no contexto da educação básica, notadamente os supervisores e coordenadores pedagógicos, na promoção do desenvolvimento profissional docente, através de buscas realizadas na Biblioteca Digital Brasileira de teses e dissertações (BDTD). Como recorte foi feito levantamento das pesquisas realizadas no ano de 2022. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo revisão de literatura. Os trabalhos publicados no ano de 2022 (12 no total),evidenciam a existência de muitos estudos relacionados à temática de professores iniciantes e também de coordenadores pedagógicos iniciantes, evidenciando que esta tem se mostrado cada vez mais necessária, além de evidenciar as mudanças com relação a função dos coordenadores pedagógicos, onde esta vem ganhando inúmeros consentimentos e perspectivas desde sua concepção no meio educacional até os dias de hoje.

Abstract: Inserted in the educational context, especially in public primary schools, the issue of the quality of education offered by teachers and the excellence of their training are widely debated and defined at national and international levels. The Teacher Professional Development Conference for Quality and Equity in Lifelong Learning, held in 2007, highlighted the urgency of improving teacher training and professional development. At the time, it became clear that the effectiveness of teaching, crucial to promoting student learning, is intrinsically linked to the quality of teacher training. Furthermore, the topic in question seeks to show the relevance of the role of school coordinators and supervisors in the training and development of teachers, who are understood as teacher trainers in the school context. In view of this, the present research aims to investigate that the literature signaling the respect of trainers of trainers in the context of basic education, notably supervisors and pedagogical coordinators, in promoting teacher professional development, through searches carried out in the Brazilian Digital Library of theses and dissertations (BDTD). As a sample, a survey was carried out of research carried out in the years 2017 to 2022. To this end, qualitative research was carried out, of the literature review type. The partial data showed, at this first moment, that the works published in the year 2022 (12 in total), the existence of many studies related to the theme of beginning teachers and also beginning pedagogical coordinators, showing that this has been increasingly It is necessary, in addition to highlighting the changes in relation to the role of pedagogical coordinators, where this has been winning awards and perspectives since its conception in the educational environment until today.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20241202010600

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Reyslla Stella Novato Rocha e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo