SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autoria de: Ludmila Vieira Ferreira

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Braian Garrito Veloso

Palavras-chaves: educação infantil, educação matemática, jogos, brincadeiras, ludicidade

Data da defesa: 19/04/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 26/08/2024

Data da publicação: 26/08/2024

Referência: Ferreira, L. V. A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA . 2024. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: Este trabalho apresenta uma sequência didática com atividades de matemática na educação infantil a partir de propostas pedagógicas lúdicas. O autor Sérgio Lorenzatto, o qual é um exemplo na área da matemática, foi um importante referencial teórico utilizado para a realização desta pesquisa, além dos documentos norteadores da educação infantil, como por exemplo a LDB e a BNCC. A base desta pesquisa é as experiências práticas e lúdicas dos anos iniciais da vida escolar das crianças com o intuito de ir além e buscar formas de reforçar as teorias a respeito de que o uso dos jogos e brincadeiras pedagógicas apresentadas de forma lúdica contribui muito para o entendimento dos conceitos matemáticos e desenvolvimento pleno das crianças em diversos aspectos.Como objetivo dessa pesquisa procuro, através da revisão de literatura, estudar sobre a importância das atividades lúdicas usando jogos e brincadeiras que proporcionam melhor desenvolvimento de diversos processos da criança. Ademais, com uma sequência didática, exemplifico possíveis práticas pedagógicas que podem ser utilizadas por docentes nas escolas e, sendo assim, como conclusão, é notório o pleno crescimento das crianças com essas práticas educativas e a conclusão de que a construção de uma base sólida para a aprendizagem da matemática irá refletir positivamente anos mais tarde nos desafios da matemática. Palavras-chave Educação Infantil. Educação Matemática. Jogos e Brincadeiras. Ludicidade.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20241202010597

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ludmila Vieira Ferreira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo