Título: O USO DOS JOGOS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Autoria de: Fernanda Guimaraes Garcia Nunes
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Rita Cássia de Oliveira
Segundo membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo
Palavras-chaves: neurodiversidade, jogos de língua portuguesa, educação inclusiva, ensino, escola
Data da defesa: 01/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 26/08/2024
Data da publicação: 26/08/2024
Referência: Nunes, F. G. G. O USO DOS JOGOS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. 2024. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: Este estudo propôs uma análise aprofundada da temática do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com foco nas seguintes indagações orientadoras Quais eram as principais correntes teóricas que haviam emergido nos últimos anos em relação ao TDAH? E de que maneira a integração de jogos de língua portuguesa poderia ser benéfica para o processo de alfabetização de crianças com TDAH? A seleção deste tema foi motivada pelo aumento significativo no número de diagnósticos de TDAH, o que gerou debates sobre a eficácia dos recursos pedagógicos, especialmente os jogos, na promoção de uma educação inclusiva. Assim, este estudo teve como dupla finalidade identificar as principais perspectivas teóricas acerca do desenvolvimento e aprendizagem de crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade nas produções acadêmicas e aplicar jogos de língua portuguesa voltados para a alfabetização, com o intuito de examinar suas possíveis contribuições para o processo de inclusã
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Fernanda Guimaraes Garcia Nunes e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo