SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O USO DOS JOGOS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Autoria de: Fernanda Guimaraes Garcia Nunes

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Rita Cássia de Oliveira

Segundo membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Palavras-chaves: neurodiversidade, jogos de língua portuguesa, educação inclusiva, ensino, escola

Data da defesa: 01/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 26/08/2024

Data da publicação: 26/08/2024

Referência: Nunes, F. G. G. O USO DOS JOGOS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. 2024. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: Este estudo propôs uma análise aprofundada da temática do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com foco nas seguintes indagações orientadoras Quais eram as principais correntes teóricas que haviam emergido nos últimos anos em relação ao TDAH? E de que maneira a integração de jogos de língua portuguesa poderia ser benéfica para o processo de alfabetização de crianças com TDAH? A seleção deste tema foi motivada pelo aumento significativo no número de diagnósticos de TDAH, o que gerou debates sobre a eficácia dos recursos pedagógicos, especialmente os jogos, na promoção de uma educação inclusiva. Assim, este estudo teve como dupla finalidade identificar as principais perspectivas teóricas acerca do desenvolvimento e aprendizagem de crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade nas produções acadêmicas e aplicar jogos de língua portuguesa voltados para a alfabetização, com o intuito de examinar suas possíveis contribuições para o processo de inclusã

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20241202010595

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fernanda Guimaraes Garcia Nunes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo