Título: Leitura Literária e produção de textos um estudo a partir do gênero fábula
Título alternativo: LITERARY READING AND TEXT PRODUCTION A STUDY FROM THE FABLE GENRE
Autoria de: Giovanna Machado Silva
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Rita Cássia de Oliveira
Segundo membro da banca: Fortunata Rosália Cidalino
Palavras-chaves: Produção, escrita, leitura, literária, reconto
Data da defesa: 14/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 26/08/2024
Data da publicação: 26/08/2024
Referência: Silva, G. M. Leitura Literária e produção de textos um estudo a partir do gênero fábula . 2024. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: Esse trabalho aborda as práticas pedagógicas voltadas a leitura literária e a produção de textos com suporte na literatura do gênero fábula, em benefício ao desenvolvimento da produção escrita de estudantes do 5???????????????????????????????? ano do ensino fundamental. Partindo desse pressuposto, o objetivo da pesquisa é desenvolver atividades pedagógicas de produção escrita a partir de fábulas, com a finalidade de refletir sobre o letramento literário, a mediação da leitura no contexto escolar e as significâncias do trabalho com atividades de recontos orais e escritos. Para isso, optou-se pela realização de uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa, a partir da realização de atividades de leitura literária e de produção de textos, com estudantes do 5º ano durante o período letivo de 2023. Como fundamentação teórica a pesquisa tem por base os estudos de Soares (2001) sobre o ensino da escrita nas escolas, Cosson (2006 e 2015), sobre leitura literária, Ilsa Goulart (2012), sobre o reconto, e Cecília Goulart que aborda estudos sobre a produção escrita, em diálogo com outros autores que estudam as temáticas. Como resultado destaca-se a relevância da leitura literária como recurso pedagógico no processo e produção escrita e sua utilização social, a partir da prática de recontos orais e escritos.
Abstract: This work addresses pedagogical practices focused on literary reading and the production of texts based on literature of the fable genre, benefiting the development of the written production of students in the 5th year of elementary school. Based on this assumption, the objective of the research is to develop pedagogical activities of written production based on fables, with the purpose of reflecting on literary literacy, the mediation of reading in the school context and the significance of working with oral and written retelling activities. To achieve this, it was decided to carry out a participatory research, with a qualitative approach, based on literary reading and text production activities, with 5th year students during the 2023 academic period. As a theoretical basis, the research has based on studies by Soares (2001) on teaching writing in schools, Cosson (2006 and 2015), on literary reading, Ilsa Goulart (2012), on retelling, and Cecília Goulart who addresses studies on written production, in dialogue with other authors who study the themes. As a result, the relevance of literary reading as a pedagogical resource in the written process and production and its social use stands out, based on the practice of oral and written retellings.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Giovanna Machado Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo