Título: ESCREVER NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM OLHAR PARA A ACONSCIÊNCIA FONOLÓGICA.
Autoria de: Isabela Cunha Dinali
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Josiele Vita da Silva Tavares
Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Palavras-chaves: Educação infantil, Escrita, Ludicidade, Consciência fonológica, Prática pedagógica.
Data da defesa: 14/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 25/08/2024
Data da publicação: 25/08/2024
Referência: Dinali, I. C. ESCREVER NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM OLHAR PARA A ACONSCIÊNCIA FONOLÓGICA. . 2024. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: Este estudo tem como tema a consciência fonológica como uma habilidade metalinguística que permite às crianças refletirem sobre a estrutura sonora da linguagem. A partir disso aponta-se as seguintes questões que tipos de atividades podem contribuir para uma alfabetização eficaz? E quais estímulos são mais eficientes nesse processo? Com base nessas discussões, este trabalho tem como objetivo principal desenvolver propostas pedagógicas a partir da consciência fonológica com crianças da educação infantil, com a finalidade de refletir sobre a escrita na educação infantil. Como objetivos específicos, tem-se o estudo de conceitos teóricos referentes à consciência fonológica e sobre a escrita nesta fase, como também o acompanhamento e a descrição de propostas de atividades com a escrita nesta etapa, a partir da consciência fonológica. Para isso propomos uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa, fundamentada em atividades sobre a consciência fonológica com uma turma da educação infantil, com crianças de 6 anos, de uma escola da rede particular de ensino em um município do Campo das Vertentes ?? Minas Gerais. Como resultados destaca-se que o conhecimento da estrutura das palavras e outras competências linguísticas são essenciais para o desenvolvimento da escrita. Dessa forma, ao implantar essas atividades na educação infantil é possível criar um ambiente de aprendizado cativante e relevante.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Isabela Cunha Dinali e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo