SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A CONTRIBUIÇÃO DA PLATAFORMA WORDWALL PARA O ENSINO DE FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Título alternativo: The Contribution of the Wordwall Platform to Teaching Fractions in Elementary School

Autoria de: Lara Alexandra Abreu

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Braian Garrito Veloso

Palavras-chaves: Tecnologias digitais, Matemática, Ensino-aprendizagem, Jogos digitais, Wordwall.

Data da defesa: 03/05/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 19/08/2024

Data da publicação: 19/08/2024

Referência: Abreu, L. A. A CONTRIBUIÇÃO DA PLATAFORMA WORDWALL PARA O ENSINO DE FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2024. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: O presente trabalho aborda a contribuição dos jogos digitais, para o aprendizado de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e apresenta uma Sequência Didática que contempla o seu uso como uma ferramenta que pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem no que diz respeito às frações. O objetivo é investigar contribuições pertinentes sobre o uso da plataforma Wordwall no processo de ensino-aprendizagem da matemática, com foco no conteúdo de frações, nos anos iniciais do ensino fundamental. Sabendo que a matemática é considerada componente importante para a convivência em sociedade, faz se necessário oferecer uma base sólida na disciplina para os alunos desde as séries iniciais. Entretanto, o que se observa é que desde a introdução escolar muitos estudantes já alegam não gostar de matemática pois a consideram uma disciplina muito difícil. Para superar o ??medo?? da matemática, com o qual muitas crianças já chegam na escola, é necessário que o professor encontre formas de motivá-los a desenvo

Abstract: The work addresses the contribution of digital games to the learning of mathematics in the early years of elementary school and presents a Didactic Sequence that includes their use as a tool that can contribute to the teaching-learning process regarding fractions. The objective is to investigate relevant contributions about the use of the Wordwall platform in the teaching-learning process of mathematics, focusing on the content of fractions in the early years of elementary school. Knowing that mathematics is considered an important component for social coexistence, it is necessary to offer a solid foundation in the subject to students from the early grades. However, what is observed is that many students claim not to like mathematics from their early school years, considering it a very difficult subject. To overcome the fear of mathematics, which many children already have when they start school, it is necessary for teachers to find ways to motivate them to develop enthusiasm and a desire to learn the subje

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20241202010386

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lara Alexandra Abreu e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo