SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A EFICÁCIA DAS BRINCADEIRAS LÚDICAS PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autoria de: Maria Julia Gomes

Orientação de: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Presidente da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Primeiro membro da banca: Ana Paula Coelho Silva

Segundo membro da banca: Maria Eduarda Correa

Palavras-chaves: Brincadeiras, ludicidade, educação, autismo, inclusão

Data da defesa: 30/07/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 22/08/2024

Data da publicação: 22/08/2024

Referência: Gomes, M. J. A EFICÁCIA DAS BRINCADEIRAS LÚDICAS PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2024. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: Esse trabalho tem como objetivo pesquisar a eficácia das brincadeiras lúdicas para a inclusão de crianças com diagnósticos de TEA na educação infantil. A brincadeira lúdica é capaz de desenvolver a aprendizagem de uma criança, promovendo sua autonomia, fazendo com que relacione as brincadeiras com as situações da vida real, e promova maior independência em alguns aspectos. Dessa maneira, o lúdico promove maior autonomia na aprendizagem e atividades relacionadas a crianças com autismo, sendo necessário que o professor (a) entenda toda essa questão, já que ele é um mediador do processo de inclusão. Assim, é necessário que os professores (as) estudem e se aprofundem sobre o processo de inclusão de crianças com autismo, juntamente com toda a equipe pedagógica e as famílias, possuindo um maior repertório de brincadeiras lúdicas para aplicar dentro e fora da sala de aula. A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica, mostrando assim a importância da ludicidade para a inclusão de crianças com auti

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20241202010331

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maria Julia Gomes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo