Título: O PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Título alternativo: THE NATIONAL PROGRAM FOR STRENGTHENING SCHOOL COUNCILS AN ANALYSIS OF ACADEMIC PRODUCTIONS
Autoria de: Lidiane Cristina Guimaraes Pereira
Orientação de: Paulo Henrique Arcas
Presidente da banca: Paulo Henrique Arcas
Primeiro membro da banca: Diogo Campus Billé
Segundo membro da banca: Jesus Amaral Neto
Palavras-chaves: Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, conselho escolar, formação de conselheiros escolares, politica publica educaciona, pnfce
Data da defesa: 09/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 25/08/2024
Data da publicação: 25/08/2024
Referência: Pereira, L. C. G. O PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS. 2024. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: A pesquisa teve como foco a formação continuada de conselheiros escolares, com ênfase no Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (PNFCE). O PNFCE, uma iniciativa do governo brasileiro, visa promover a formação de conselheiros escolares e, assim, fortalecer a gestão democrática nas escolas. Este estudo se propôs a identificar como o programa foi implementado, as principais dificuldades enfrentadas, suas contribuições e possíveis melhorias. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, utilizou-se de revisão bibliográfica para analisar teses e dissertações disponíveis nos bancos de dados da CAPES e da BDTD. A análise dos trabalhos selecionados evidenciou que, embora o PNFCE tenha enfrentado desafios como a falta de recursos e dificuldades na execução de suas diretrizes, ele desempenhou um papel crucial na qualificação dos conselheiros escolares. A descontinuação do programa, representa uma perda significativa, uma vez que a formação adequada desses conselheiros é essencial para garantir
Abstract: The research focuses on the continuing education of school counselors, with an emphasis on the National Program for Strengthening School Councils (PNFCE). The PNFCE, an initiative of the Brazilian government, aims to promote the education of school counselors and, thus, strengthen democratic management in schools. This study aimed to identify how the program was implemented, the main difficulties faced, its contributions and possible improvements. The research, of a qualitative and exploratory nature, used a bibliographic review to analyze theses and dissertations available in the CAPES and BDTD databases. The analysis of the selected works showed that, although the PNFCE faced challenges such as lack of resources and difficulties in implementing its guidelines, it played a crucial role in the qualification of school counselors. The discontinuation of the program represents a significant loss, since adequate training of these counselors is essential to ensure more democratic, participatory and critical school
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lidiane Cristina Guimaraes Pereira e Universidade Federal de Lavras
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