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Título: Uma pesquisa exploratória em Lavras e região para mapear a população escolar surda

Autoria de: Estefania Aparecida Rosa do Nascimento

Orientação de: Erica Alves Barbosa

Presidente da banca: Érica Alves Barbosa

Primeiro membro da banca: Wanderson Souza

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: Censo, Mapeamento, Bilíngue, Educação, surdos.

Data da defesa: 09/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 28/08/2024

Data da publicação: 28/08/2024

Referência: Nascimento, E. A. R. d. Uma pesquisa exploratória em Lavras e região para mapear a população escolar surda. 2024. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: A educação bilíngue LibrasPortuguês é um tema que se encontra em contínuo debate como forma de buscar oferecer e garantir uma educação de qualidade para alunos surdos. Recentemente a Educação bilíngue de surdos foi incluída na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como modalidade de ensino (2021), sendo assim é essencial que os municípios se organizem para estruturar escolas que atendam essa perspectiva. Entendemos que o primeiro passo para a efetivação dessa proposta é mapear e quantificar as matrículas da população surda em escolas de Ensino Regular na cidade de Lavras e região, pois assim poderá ser possível iniciar a organização de uma proposta que melhor atenda aos estudantes surdos da região. Ademais, a pesquisa pretende analisar as políticas relativas às matrículas da educação de surdos nas escolas. Para embasamento do trabalho, será utilizada a pesquisa exploratória, com análise documental e análise dos dados do senso escolar e com abordagem quantitativa. Os resultados serão apresentados em

Abstract: Bilingual education in LibrasPortuguese is a topic that is under constant debate as a way to seek to offer and guarantee quality education for deaf students. Recently, bilingual education for the deaf was included in the Law of Guidelines and Bases of National Education as a teaching modality (2021), so it is essential that municipalities organize themselves to structure schools that meet this perspective. We understand that the first step towards implementing this proposal is to map and quantify the enrollment of the deaf population in regular education schools in the city of Lavras and the region, as this will make it possible to start organizing a proposal that better serves deaf students in the region. Furthermore, the research aims to analyze the policies related to enrollment in deaf education in schools. To support the work, exploratory research will be used, with documentary analysis and analysis of school census data. The results will be presented in two tables that will highlight the municipalities

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20241202010061

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Estefania Aparecida Rosa do Nascimento e Universidade Federal de Lavras

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