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Título: DESDOBRAMENTOS DA RESOLUÇÃO CNECP 22019 NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO GESTOR

Autoria de: Marina Naves Lopes

Orientação de: Giovanna Rodrigues Cabral

Presidente da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Primeiro membro da banca: Bethania Bittencourt Costa e Silva

Segundo membro da banca: Natany Avelar

Palavras-chaves: Formação inicial, Pedagogia, Gestão escolar, Diretrizes Curriculares, Matrizes Curriculares

Data da defesa: 02/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 21/08/2024

Data da publicação: 21/08/2024

Referência: Lopes, M. N. DESDOBRAMENTOS DA RESOLUÇÃO CNECP 22019 NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO GESTOR. 2024. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: O estudo investiga os desdobramentos da Resolução CNECP 22019 nas matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia, especificamente no que tange a formação do pedagogo gestor. Esta resolução trouxe mudanças importantes na carga horária e no conteúdo dos cursos de Pedagogia, reduzindo o enfoque na gestão e aumentando a carga horária mínima para 3.600 horas para instituições que optarem por incluir a formação em gestão escolar nos currículos. O trabalho adotou a metodologia qualitativa, com enfoque na pesquisa documental. Para isso, foram realizadas uma revisão bibliográfica e a análise das matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia de uma Universidade Federal do sul de Minas Gerais, utilizando documentos obtidos no site oficial desta instituição. Os resultados indicam que a Resolução CNECP 22019 influenciou a formação do pedagogo gestor de maneiras distintas entre as modalidades presencial e a distância na instituição investigada. Na modalidade presencial houve uma diminuição no número de disciplinas e na carga horária dedicadas à gestão escolar. Em contrapartida, na modalidade a distância, observou-se um aumento tanto no número de disciplinas quanto na carga horária total do curso após a promulgação da resolução. A análise comparativa das matrizes curriculares antes e depois da resolução revelou mudanças significativas na estrutura curricular e, consequentemente, na formação do pedagogo gestor. Foram excluídas disciplinas específicas e revisadas cargas horárias, especialmente na modalidade presencial, onde a redução na carga horária dedicada à gestão educacional levanta preocupações sobre a profundidade e abrangência da formação em gestão escolar. As considerações finais do estudo ressaltam a importância de uma formação holística do pedagogo, que integre aspectos pedagógicos e administrativos. A gestão escolar é apresentada como um campo crucial na formação dos futuros pedagogos, abrangendo competências essenciais para o funcionamento eficaz das instituições de ensino. Em suma, a Resolução CNECP 22019 trouxe mudanças que impactam significativamente a formação dos pedagogos gestores, evidenciando a necessidade de um equilíbrio entre a formação pedagógica e administrativa para preparar profissionais completos e competentes para o mercado de trabalho educacional.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20241202010026

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marina Naves Lopes e Universidade Federal de Lavras

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