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Título: A AGROECOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO A AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA SUSTENTÁVEL

Autoria de: Carolayne Ketlyn Corrêa Silva

Orientação de: Apolliane Xavier Moreira dos Santos

Presidente da banca: Apolliane Xavier Moreira dos Santos

Primeiro membro da banca: Franciane Sousa Ladeira Aires

Segundo membro da banca: Letícia Silva Ferreira

Palavras-chaves: Agroecologia, educação ambiental crítica, educação ambiental, horta escolar, sustentabilidade.

Data da defesa: 26/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 27/08/2024

Data da publicação: 27/08/2024

Referência: Silva, C. K. C. A AGROECOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO A AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA SUSTENTÁVEL. 2024. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: No âmbito escolar, a Educação Ambiental tem o compromisso de enfrentamento instrumentado da realidade, por meio de ações reflexivas sobre os fenômenos sociais, tendo como uma das dimensões para a sua práxis, a educação ambiental crítica (EAC). Essa por sua vez, alicerça-se na defesa da sustentabilidade, na atuação política consciente e na mudança da mentalidade social. Em se tratando especificamente do ensino formal, é frequente a inquietação acerca de como o conceito de EAC pode ser integrado ao cotidiano escolar, sendo este o problema investigativo de pesquisa deste artigo de revisão. Tendo como base essa questão, partiu-se, assim, da hipótese de que a Agroecologia, para além de suas técnicas agrícolas, possa proporcionar a mudança desejada na promoção de contextos de vida sustentáveis. Essa abordagem se faz relevante, considerando a emergência do tema na contemporaneidade e, por isso, seu resultado pode colaborar como os processos reflexivos e de produção do conhecimento de estudantes, pesquisadores e profissionais educação, da pedagogia, da educação ambiental, da engenharia ambiental, da agroecologia e das ciências sociais. Dessa forma, objetivou-se evidenciar a Agroecologia como ferramenta para a promoção da EAC. Nesse sentido, a pesquisa bibliográfica se fez pertinente na busca pelo conhecimento e aprofundamento teórico-prático em torno da temática. Isso posto, a Agroecologia pode ser desenvolvida por meio da horta escolar, prática essa que oportuniza problematizações acerca de conflitos e injustiças socioambientais, fomenta os processos transformadores e as experiências de entendimento do meio ambiente e da produção e consumo consciente, proporcionando um exercício crítico-reflexivo dos sujeitos envolvidos.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20241201920024

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Carolayne Ketlyn Corrêa Silva e Universidade Federal de Lavras

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