SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA DE CRIANÇAS NEGRAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autoria de: Linda Inês Borges Ferreira

Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Primeiro membro da banca: Camila Simoes Rosa

Segundo membro da banca: Elisaf Rodrigues de Assis

Palavras-chaves: Identidade, Autoestima, Representatividade, Educação Antirracista, Educação Infantil

Data da defesa: 19/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 26/08/2024

Data da publicação: 26/08/2024

Referência: Ferreira, L. I. B. A CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA DE CRIANÇAS NEGRAS NO AMBIENTE ESCOLAR. 2024. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: O presente documento aborda a construção da autoestima de crianças negras dentro do ambiente escolar. Aborda como a representatividade de pessoas negras é essencial para a formação da identidade das crianças e como o ambiente educacional desempenha um papel crucial na construção dessa imagem. Baseado em leituras e experiências vivenciadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - anos iniciais, o objetivo é demonstrar que a educação antirracista é uma necessidade urgente que deve ser implementada diariamente pelos educadores em sala de aula. Destacando a importância de incluir conteúdos que valorizem a história e a cultura afro-brasileira no currículo escolar, foram pesquisados livros infantis que abordam o respeito à diversidade e que possibilitam a construção da identidade racial da criança negra de maneira positiva ao contar a biografia de pessoas que foram marcos históricos e fizeram a diferença na luta contra o racismo no movimento negro. As obras selecionadas mostraram a possibilidade de valorizar e explorar diversas culturas no ambiente educacional e questionar a universalização dos sistemas de generificação e racialização instituídos pelo domínio europeu nos países colonizados.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20241201910094

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Linda Inês Borges Ferreira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo