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Título: LETRAMENTO E GAMIFICAÇÃO O LÚDICO DE NÓS EM GRIS E A PRÁTICA DE LEITURA

Autoria de: Agon Azevedo Santos

Orientação de: Dalva de Souza Lobo

Presidente da banca: Dalva de Souza Lobo

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Terceiro membro da banca: Carlos Betlinski

Palavras-chaves: Leitura, Jogos, Letramento Digital, Gamificação, Gris

Data da defesa: 12/07/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 26/08/2024

Data da publicação: 26/08/2024

Referência: Santos, A. A. LETRAMENTO E GAMIFICAÇÃO O LÚDICO DE NÓS EM GRIS E A PRÁTICA DE LEITURA. 2024. 102 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: A pesquisa analisou o jogo eletrônico GRIS visando compreender a relação entre a narrativa do jogo e a prática de leitura, identificando os elementos lúdicos que constituíram o jogo para apontar em que aspecto eles poderiam potencializar essa prática. O trabalho de caráter exploratório e qualitativo, buscou refletir sobre quais as contribuições que o objeto de pesquisa poderia trazer para a Educação. Para tanto, os capítulos que configuraram a pesquisa fundamentaram-se nos conceitos de ubiquidade, ciberespaço, rizoma, leitura e letramento, narrativa visual, jogo e jogabilidade, gameplay e gamificação, fundamentados, mas não se restringindo, aos trabalhos dos seguintes autores Lucia Santaella, Pierre Lévy, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Magda Soares, Maria Lúcia Costa Rodrigues, Sueli de Souza Cagneti, Johan Huizinga, Hélia Vannucchi, Gilbertto Prado e Cristina Martins. A metodologia propôs, inspirada em GRIS, a criação de uma atividade de leitura alternativa, que não fosse dependente das tecnologias digitais, mas que ainda estivesse apoiada nas discussões da pesquisa, tendo em vista que trabalhar com tecnologias pode representar um desafio para os profissionais da educação, em função das metodologias ativas, da interdisciplinaridade e do letramento digital e dos recursos materiais, que implicam uma formação adequada e o conhecimento mínimo das tecnologias. Além disso, para interpretação da narrativa do jogo, foram examinados aspectos como cenários, conquistas, habilidades, sons, cores e personagens, para apontar de que maneira estes elementos se conectam para contar a história do jogo. Por fim, na elaboração das Considerações Finais, ficou evidente que GRIS pode promover o ensino de uma leitura mais lúdica, dinâmica e interativa, expondo os leitores, imersivo e ubíquo, a desafios que motivam e aprimoram suas capacidades cognitivas, habilidades de leitura e fluência digital. Do mesmo modo, foi possível pensar em utilizar o jogo em conjunto com as habilidades e competências contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre as quais se destacaram aquelas que envolviam a saúde emocional e o contato com o universo digital. A respeito dos elementos lúdicos em GRIS, foram identificados sete deles missão, enredo, níveis, desafios, objetivos, recursos e itens, corroborando que a prática pedagógica proposta auxilia a trabalhar as competências leitoras do leitor contemplativo, apontando que o uso de elementos da gamificação (missão, enredo, níveis, desafios e colaboração), promovem uma leitura mais lúdica e interativa. Assim, no âmbito da leitura e do letramento, foi possível propor ideias de atividades interdisciplinares.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20241201721009

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Agon Azevedo Santos e Universidade Federal de Lavras

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