Título: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM PROPOSTAS DE LEITURA LITERÁRIA E REFLEXÕES SOBRE O PERCURSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA
Título alternativo: PEDAGOGICAL INTERVENTION IN LITERARY READING PROPOSALS AND REFLECTIONS ON THE PATH OF WRITING ACQUISITION
Autoria de: Samara Gabriel Milani
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Segundo membro da banca: Joselma Silva
Palavras-chaves: alfabetização, evolução da escrita, leitura literária, reconto, práticas educativas
Data da defesa: 11/12/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 14/12/2023
Data da publicação: 14/12/2023
Referência: Milani, S. G. INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM PROPOSTAS DE LEITURA LITERÁRIA E REFLEXÕES SOBRE O PERCURSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA. 2023. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Este estudo parte das experiências obtidas no Programa de Residência Pedagógica desenvolvidas no projeto ????????Didática e docência no contexto da alfabetização e do letramento nos anos iniciais do ensino fundamental????????, no Núcleo 2, do curso de Pedagogia, durante o ano de 2023. As principais referências bibliográficas que norteiam este trabalho incluem autores renomados como Ferreiro, Cosson, Martins e Morais. O estudo focaliza as fases da escrita na alfabetização, entrelaçando-as com a prática da leitura literária, a partir de um relato de experiência realizado. Desse modo, busca-se relatar as atividades de intervenção da escrita e de estratégias de leitura, realizadas por meio de contação de histórias, visando enriquecer práticas educativas, sobretudo no ambiente escolar com crianças em processo de alfabetização. Diante disso, este trabalho tem por objetivo apresentar o resultado dos testes de escrita realizados em turmas do 1.º ano do ensino fundamental, durante o ano letivo de 2023, com a finalidade de refletir sobre o papel da mediação docente a partir de atividades de leitura literária e de reconto oral e escrito no momento da alfabetização. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa, a partir da aplicação de atividades de verificação da escrita de palavras, da leitura literária e da produção de textos. Este estudo não se limita às etapas da alfabetização, mas destaca a importância da leitura literária como ferramenta integral no desenvolvimento, promovendo uma compreensão da leitura. Com este estudo conclui-se que as crianças evoluem no desenvolvimento da escrita, algumas conseguem atingir a fase alfabética, outras permanecem na fase pré-silábica, entretanto ambas as crianças demonstraram a capacidade de produzir textos, mesmo aquelas que ainda não alfabetizadas.
Abstract: This study is based on the experiences obtained in the Pedagogical Residency Program developed in the project Didactics and teaching in the context of literacy and literacy in the early years of elementary education, in Nucleus 2 of the Pedagogy course, during the year 2023. The main bibliographic references that guide this work include renowned authors such as Ferreiro, Cosson, Martins, and Morais. The study focuses on the stages of writing in literacy, intertwining them with the practice of literary reading, based on a report of the experience carried out. Thus, the aim is to report the writing intervention activities and reading strategies, carried out through storytelling, aiming to enrich educational practices, especially in the school environment with children in the process of literacy. Therefore, this work aims to present the results of writing tests conducted in 1st-grade classes during the school year 2023, with the purpose of reflecting on the role of teacher mediation through literary reading activities and oral and written retelling during literacy. For this, a participatory research, with a qualitative approach, was developed, based on the application of activities to verify writing words, literary reading, and text production. This study does not limit itself to the stages of literacy but highlights the importance of literary reading as an integral tool in development, promoting an understanding of reading. With this study, it is concluded that children progress in writing development some reach the alphabetic phase, while others remain in the pre-syllabic phase. However, both groups of children demonstrated the ability to produce texts, even those who are not yet literate.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Samara Gabriel Milani e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo