Título: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE O BRINCAR DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA
Autoria de: Isabella Costa Lourenço
Orientação de: Carolina Faria Alvarenga
Presidente da banca: Carolina Faria Alvarenga
Primeiro membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo
Segundo membro da banca: Breno Alvarenga Almeida
Palavras-chaves: Educação, Educação Infantil, pandemia, brincar, interações
Data da defesa: 01/12/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 11/12/2023
Data da publicação: 11/12/2023
Referência: Lourenço, I. C. A PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE O BRINCAR DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2023. 15 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: No início de 2020, começamos a viver uma grande pandemia, cuja orientação para evitar o contágio pela doença foi o total isolamento social. Com isso, escolas foram fechadas, causando o afastamento das crianças ao ambiente escolar. Deixar de frequentar a escola implica na quebra de um direito da criança, causando o distanciamento do cuidado, das interações e das brincadeiras que esse ambiente pode e deve propiciar. Logo, a partir desse contexto, o objetivo deste trabalho é compreender, a partir das contribuições das professoras da Educação Infantil, quais são suas percepções sobre o brincar das crianças durante o período de isolamento social, suas dificuldades como docentes e desafios das crianças ao voltar ao ambiente escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada na Pedagogia da Infância, em diálogo com Vigotsky (1996) e Kishomoto (2014) e outros autores e autoras. Logo após, entrevistas semi-estrutradas com quatro professoras da Educação Infantil, que relataram como foi a rotina com as crianças durante o período de pandemia e também ao voltar ao ??normal??.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Isabella Costa Lourenço e Universidade Federal de Lavras
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