Título: Gestão escolar concepções e desafios enfrentados durante a pandemia do COVID-19
Autoria de: Ludmila Heloisa Morais
Orientação de: Giovanna Rodrigues Cabral
Presidente da banca: Giovanna Rodrigues Cabral
Primeiro membro da banca: Regilson Maciel Borges
Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Palavras-chaves: Escola, Isolamento social, Planejamento, Gestão, Desafios
Data da defesa: 20/11/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 15/12/2023
Data da publicação: 15/12/2023
Referência: Morais, L. H. Gestão escolar concepções e desafios enfrentados durante a pandemia do COVID-19 . 2023. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A gestão escolar desempenha um papel fundamental no contexto educacional, influenciando direta e indiretamente a qualidade da educação oferecida. Nesse sentido, o presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo compreender os desafios enfrentados pelos gestores escolares durante a pandemia de COVID-19 em um município do sul de Minas Gerais, visto que o isolamento social acarretou à educação diversos problemas e, a partir da suspensão das aulas presenciais, os gestores tiveram dificuldades nas tomadas de decisões. A metodologia pautou-se numa perspectiva de abordagem quanti qualitativa, exploratória e descritiva, pois, a fim de analisar essa situação, o presente artigo analisa dados obtidos através de um questionário, anteriormente aplicado, por Lima e Calixto (2023), que foi respondido por gestores que atuam em escolas da rede municipal de ensino. Para mais, por meio de pesquisas bibliográficas, utiliza-se aportes teóricos que conceituam gestão democrática, gestão escolar, planejamento pedagógico e gestão escolar durante a pandemia, pautados nas concepções de Lüdke e André (2007), Libâneo (2004), Luck (2009), Vasconcellos (2012), além dos documentos normativos e legislações vigentes. Como resultado final, a análise dos dados aponta que a gestão escolar perpassou por situações imprecisas na pandemia, pois além do agravamento das situações já existentes no ensino presencial, tiveram que se adequar à implementação do ensino remoto, e isso trouxe diversos desafios, devido a utilização de recursos tecnológicos.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ludmila Heloisa Morais e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo