Título: LEITURA LITERÁRIA, RECONTOS ORAIS E PRODUÇÃO ESCRITA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO
Autoria de: Luana Caroline Mateus Braz
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Segundo membro da banca: Rita Cassia Oliveira
Palavras-chaves: Práticas de letramento, Produção de textos orais e escritos, Alfabetização, Letramento, Leitura Literária
Data da defesa: 30/10/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 10/11/2023
Data da publicação: 10/11/2023
Referência: Braz, L. C. M. LEITURA LITERÁRIA, RECONTOS ORAIS E PRODUÇÃO ESCRITA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO. 2023. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Este estudo considera que a leitura é uma atividade de interação cultural, que amplia conhecimentos, a percepção da função social da escrita e insere a criança no mundo letrado. Nesse sentido, a leitura literária quando trabalhada de forma significativa no contexto da alfabetização traz diversas contribuições para o processo de alfabetização. O presente trabalho tem por objetivo identificar as relações entre o reconto oral de textos e o desenvolvimento da produção escrita das crianças no processo de alfabetização, com o propósito de refletir acerca das possibilidades de mediação literária no contexto de alfabetização. Para isso, recorre à metodologia de pesquisa participante com abordagem qualitativa, com desenvolvimento e aplicação de atividades de leitura e produção de textos orais e escritos, pautados na sequência básica proposta por Cosson (2006). Como procedimento de coleta de dados busca-se nas observações a descrição e análise das atividades de reconto de textos orais e produção escrita realizadas por crianças do 1? ano do Ensino Fundamental, durante o ano letivo de 2023. Para tanto, apoia-se nos estudos de Soares (2009), Cosson (2006), Goulart (2012), Marcuschi (1997) e outros autores que discutem o tema. Como principais resultados destaca-se que na mediação da leitura literária pela professora a motivação para a leitura é fundamental para despertar o interesse das crianças e consequentemente a formação leitora. Ao analisar os dados coletados observamos que a produção de textos orais auxilia o desenvolvimento da escrita, a criança ao produzir um texto oral e escrito compreende suas diferenças. A leitura literária, além de inserir a criança no mundo letrado, proporciona o letramento literário, a compreensão e reflexão sobre a escrita.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Luana Caroline Mateus Braz e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo