Título: A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL O QUE POSTULAM OS DOCUMENTOS
Título alternativo: The inclusion of children with disabilities in early childhood education What the documents postulate
Autoria de: Maria Luisa Paulino
Orientação de: Adriana Pryscilla Duarte de Melo
Presidente da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo
Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Segundo membro da banca: Olga Maria de Araujo Soares
Palavras-chaves: Condição de acesso, infância, atendimento educacional especializado, inclusão, criança.
Data da defesa: 01/11/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 18/11/2023
Data da publicação: 18/11/2023
Referência: Paulino, M. L. A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL O QUE POSTULAM OS DOCUMENTOS . 2023. 16 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O presente trabalho conclusivo de curso tem o objetivo de percorrer as discussões e ações norteadoras para a prática da inclusão escolar no ensino da educação infantil para todos. A metodologia utilizada é qualitativa, de caráter descritivo, demonstrando como os acontecimentos históricos da educação brasileira se deram por intermédio da evolução e o desenvolvimento da educação infantil das crianças com deficiência no Brasil, buscando trazer fatos significativos de como a educação inclusiva vem sendo realizada, aplicada e trabalhada. No desenvolvimento deste trabalho, buscou-se evidenciar como a educação inclusiva tem se revelado fundamental por meio dos direitos e leis que asseguram o direito das crianças com deficiência. Como fundamentação teórica, tem-se basicamente Santos (2019) e documentos normativos do Ministério da Educação, as conclusões apontam que a inclusão de crianças com deficiência na educação infantil é um estudo que necessita constantes investigações, a fim de que nossa prática e pensamentos estejam sempre ressignificados e qualificados.
Abstract: This concluding course work aims to cover the discussions and guiding actions for the practice of school inclusion in teaching early childhood education for all. The methodology used is qualitative, descriptive, demonstrating how the historical events of Brazilian education occurred through the evolution and development of early childhood education for children with disabilities in Brazil, seeking to bring significant facts about how inclusive education has been carried out, applied and worked on. In developing this work, we sought to highlight how inclusive education has proven to be fundamental through the rights and laws that guarantee the rights of children with disabilities. As a theoretical basis, we basically have Santos (2019) and normative documents from the Ministry of Education, the conclusions indicate that the inclusion of children with disabilities in early childhood education is a study that requires constant investigations, so that our practice and thoughts are always redefined and qualified.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Maria Luisa Paulino e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo