Título: PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E O DESENVOLVIMENTO DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Título alternativo: LITERARY READING PRACTICES AND THE DEVELOPMENT OF ORAL AND WRITTEN LANGUAGES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION
Autoria de: Brenda Paula Pacheco
Orientação de: Ludmila Magalhães Naves
Presidente da banca: Ludmila Magalhães Naves
Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Segundo membro da banca: Angélica de Souza Silva
Palavras-chaves: Leitura Literária, Linguagem oral, Linguagem escrita, Literatura, Alfabetização.
Data da defesa: 30/11/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 15/12/2023
Data da publicação: 15/12/2023
Referência: Pacheco, B. P. PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E O DESENVOLVIMENTO DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. 13 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso, apresenta reflexões sobre as práticas de leitura literária e o impacto no desenvolvimento das linguagens oral e escrita. O artigo compreende o conceito de leitura literária como uma prática que envolve o contato e a compreensão de textos literários, como também, uma ferramenta fundamental para que as linguagens oral e escrita sejam construídas e consolidadas. Além disso, o texto elucida a literatura infantil como um recurso poderoso para transmitir valores éticos, morais e aliados à imaginação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, resultante de estudos bibliográficos com base em Vygotsky, Cosson e Cadermatori, que são referências que discutem as temáticas da leitura literária e o desenvolvimento das linguagens. O estudo tem como objetivo central refletir sobre a relação entre as práticas de leitura literária e o desenvolvimento das linguagens oral e escrita de crianças da Educação Infantil. Como resultado, compreendemos a relevância das práticas de leitura literária
Abstract: The present course completion work presents reflections on literary reading practices and their impact on the development of oral and written languages. The article encompasses the concept of literary reading as a practice that involves the engagement and understanding of literary texts, serving as a fundamental tool for the construction and consolidation of oral and written languages. Additionally, the text elucidates childrens literature as a powerful resource for conveying ethical, moral values, and fostering imagination. This is a qualitative research study resulting from bibliographic studies based on Vygotsky, Cosson, and Cadermatori, who are references discussing the themes of literary reading and language development. The central objective of the study is to reflect on the relationship between literary reading practices and the development of oral and written languages in Early Childhood Education. As a result, we understand the relevance of literary reading practices in Early Childhood Education and
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Brenda Paula Pacheco e Universidade Federal de Lavras
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