Título: OS AVANÇOS DA NEUROCIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autoria de: Ana Clara Reis Franco de Carvalho
Orientação de: Claudio Lucio Mendes
Presidente da banca: Claudio Lucio Mendes
Primeiro membro da banca: Aline Patrícia Gomes
Segundo membro da banca: Bruna Carvalho de Avelar
Palavras-chaves: Neurociência, Desenvolvimento Infantil, Funcionamento Cerebral, Aprendizagem, Educação Infantil
Data da defesa: 15/12/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 19/12/2023
Data da publicação: 19/12/2023
Referência: Carvalho, A. C. R. F. d. OS AVANÇOS DA NEUROCIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo definir, por meio de uma revisão bibliográfica, as descobertas feitas sobre a relação entre neurociência e a formação individual do conhecimento. Pesquisar a relação entre as teorias educacionais e os conhecimentos da neurociência trazem uma melhor compreensão sobre tais ideias, possibilitando também seu aperfeiçoamento, podendo facilitar aos profissionais da educação promover processos de ensino relacionados cognitivamente aos processos de aprendizagem. Além disso, a aplicação da neurociência dentro da formação destes docentes ultrapassa o campo de idealização das teorias educacionais e entrega dados concretos de que método educacional é mais eficiente em cada fase da vida. Duas ferramentas amplamente utilizadas na construção desse trabalho foram o ??diário de pesquisa?? e a ??revisão bibliográfica??. Analiticamente, pondera-se que a educação vem, junto da escola, sofrendo diversas alterações ao longo do tempo, como reflexo das mudanças sociais, resultando-se em uma educação mais reflexiva e de uma visão do aluno como centro da experiência educativa. Ressalta-se também que, uma vez que o cérebro é um elemento primordial no processo de aquisição e arquivamento de aprendizagem e conhecimento, os cursos de licenciatura deveriam considerar adicionar a neurociência como um elemento curricular.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Clara Reis Franco de Carvalho e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo