Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA DESENVOLVER HABILIDADES MATEMÁTICAS NAS CRIANÇAS
Autoria de: Julia Monteiro de Barros Ferreira
Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari
Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Segundo membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo
Palavras-chaves: educação infantil, ensino de matemática, processos mentais básicos, sequência didática, matemática
Data da defesa: 22/09/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 24/10/2023
Data da publicação: 24/10/2023
Referência: Ferreira, J. M. d. B. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA DESENVOLVER HABILIDADES MATEMÁTICAS NAS CRIANÇAS. 2023. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Essa pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de estudar como o ensino da matemática deve ser trabalhado na Educação Infantil, para saber se o aprendizado, quando consolidado nesta fase, é capaz de provocar mudanças nos demais segmentos da Educação Básica, de modo que haja um maior interesse pelo aprendizado desses conteúdos. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar uma sequência didática para empregar os processos mentais básicos da matemática, definidos por Lorenzato (2011). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa juntamente com uma revisão integrativa, que é composta por 6 fases, que busca informações sobre o tema em artigos científicos e livros. Por meio das plataformas Capes, Scielo e Google Acadêmico foram pesquisados termos como ????????????????????????????????????????????????????????????????Educação Infantil????????????????????????????????????????????????????????????????, ????????????????????????????????????????????????????????????????Ensino de Matemática???????????????????????????????????????????????????????????????? e ????????????????????????????????????????????????????????????????Processos Mentais Básicos, a fim de encontrar os objetos de pesquisa, que trazem colaborações de importantes pesquisadores da área com o intuito de chegar a uma conclusão sobre o
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Julia Monteiro de Barros Ferreira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo