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Título: Relações entre mídia, consumo, infâncias e os desdobramentos no ambiente escolar

Título alternativo: RELATIONSHIPS BETWEEN MEDIA, CONSUMPTION, CHILDREN AND DEVELOPMENTS IN THE SCHOOL ENVIRONMENT

Autoria de: Ana Laura Ferreira de Castro

Orientação de: Carolina Faria Alvarenga

Presidente da banca: Carolina Faria Alvarenga

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Apolliane Xavier Moreira dos Santos

Palavras-chaves: mídia, consumo, infâncias, educação, crianças

Data da defesa: 11/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 13/12/2023

Data da publicação: 13/12/2023

Referência: Castro, A. L. F. d. Relações entre mídia, consumo, infâncias e os desdobramentos no ambiente escolar . 2023. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Vivemos em uma sociedade capitalista e midiática, onde as crianças já nascem rodeadas por diversos estímulos tecnológicos e são bombardeadas a todo momento por muitas informações. Tendo em vista que esse contato das crianças com a mídia impacta de maneira significativa suas infâncias, em uma pesquisa qualitativa, a partir de revisão de literatura, tem-se como objetivo compreender a relação entre mídia, consumo e infâncias e os desdobramentos dessa relação no cotidiano escolar. Para tanto, faz-se necessário analisar a trajetória do conceito de infância até a atualidade, compreendendo-a em sua multiplicidade, observar a influência da mídia na vida das crianças, identificando os desdobramentos do consumo na infância e no ambiente escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio de livros, artigos e revistas científicas. Percebe-se que o uso exagerado da mídia na infância influencia a criança a consumir produtos em busca de uma fantasia criada pelo que é apresentado a elas, reforçando a desigualdade social, principalmente no cotidiano escolar, em que muitas vezes ocorrem disputas por padrões de vida, o que acarreta sentimentos de inadequação, dificuldade na aprendizagem e exclusão social.

Abstract: We live in a capitalist and media-driven society, where children are born surrounded by various technological stimuli and are bombarded with lots of information at all times. Considering that this contact between children and the media significantly impacts their childhoods, in a qualitative research, based on a literature review, the objective is to understand the relationship between media, consumption and childhoods and the consequences of this relationship in the school routine. To this end, it is necessary to analyze the trajectory of the concept of childhood until today, understanding it in its multiplicity, observing the influence of the media on childrens lives, identifying the consequences of consumption in childhood and in the school environment. A bibliographical research was carried out, using books, articles and scientific journals. It is clear that the exaggerated use of media in childhood influences children to consume products in search of a fantasy created by what is presented to them, reinforcing social inequality, especially in everyday school life, where disputes over living standards often occur. , which leads to feelings of inadequacy, difficulty in learning and social exclusion.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20232201911313

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Laura Ferreira de Castro e Universidade Federal de Lavras

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