Título: Desconstruindo o racismo na Educação Infantil a relação entre docência-crianças-identidades
Autoria de: Joice Rodrigues
Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes
Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes
Primeiro membro da banca: Alexandre Filordi de Carvalho
Segundo membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza
Terceiro membro da banca: Elivan Aparecida Ribeiro
Quarto membro da banca: Núbia Cristina Sulz Lyra Correa
Palavras-chaves: racismo, docência, crianças, identidades, responsabilidade
Data da defesa: 07/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 24/07/2023
Data da publicação: 24/07/2023
Referência: Rodrigues, J. Desconstruindo o racismo na Educação Infantil a relação entre docência-crianças-identidades. 2023. 80 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A pesquisa deste trabalho se deu motivada por experiências pessoais de violências vividas devido ao racismo, acrescidas às considerações teóricas de Cavalleiro sobre as interações e brincadeiras das crianças entre si no contexto da educação infantil o silêncio da escola, que no máximo tangencia o problema, e a influência do racismo desde a infância sobre a construção da identidade dos sujeitos, estes foram os elementos que causaram incômodo e levaram à pergunta Como trabalhar racismo na Educação Infantil? Tal questionamento levou à elaboração de uma vivência pedagógica a partir de uma sequência didática, realizada durante um estágio cumprido ao longo de um ano, em 2022, em uma instituição de educação infantil, localizada ao Sul de Minas Gerais, com quinze crianças, com idades entre três e quatro anos incompletos. A partir da qual foram feitas as análises aqui apresentadas. O objetivo foi propor reflexões sobre a relação entre o trabalho docente e a construção não racista de identidades das crianças, desde a Educação Infantil, a partir de propostas pautadas pelo comprometimento com as dimensões do respeito, da responsabilidade e do interesse, tomados como balizadores das práticas docentes, dados os impactos dessas relações na constituição da identidade das crianças, sobretudo as crianças negras. Para tanto, a metodologia adotada foi a pesquisa aplicada qualitativa por meio da articulação entre a pesquisa-ação e o relato de experiência, amparadas nos pressupostos teóricos de Antonio da Costa Ciampa, da Psicologia Social, Eliane Cavalleiro e Nilma Lino Gomes e Luciana Esmeralda Ostetto, sobre os pressupostos pedagógicos, além de Chimamanda Nguzi Adichie, Djamila Ribeiro, Kabengele Munanga e Silvio Almeida por serem referências na discussão e estudos sobre o racismo no Brasil, o que os tornou também basilares para o escopo deste trabalho.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Joice Rodrigues e Universidade Federal de Lavras
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