Título: Tecnologias Educacionais como Ferramentas auxiliares no Ensino Matemático em meio ao Cenário pandêmico.
Autoria de: Taynara Moysés Ferreira
Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari
Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Primeiro membro da banca: Braian Garrito Veloso
Segundo membro da banca: Ludmila Magalhães Naves
Palavras-chaves: Covid-19, Pandemia, Tecnologias Educacionais, Educação Matemática, Jogos Educativos
Data da defesa: 26/05/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 26/06/2023
Data da publicação: 26/06/2023
Referência: Ferreira, T. M. Tecnologias Educacionais como Ferramentas auxiliares no Ensino Matemático em meio ao Cenário pandêmico.. 2023. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O presente trabalho intitulado Tecnologias Educacionais como ferramentas auxiliares no ensino matemático em meio ao cenário pandêmico, possui como objetivo a elaboração de uma Sequência Didática para o ensino da matemática, a partir do uso de tecnologias digitais como recursos didáticos, tendo como público alvo os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A justificativa para se pesquisar a temática se revela ao passo que muito se discute acerca do uso das tecnologias como recursos didáticos nas escolas e devido a pandemia do Covid-19 juntamente com a necessidade do distanciamento social, não restou alternativas a não sero emprego dos recursos tecnológicos digitais para a continuação da oferta de ensino. Dessa forma, para se atingir os objetivos traçados a pesquisa de abordagem qualitativa e cunho bibliográficovisou gerar novos conhecimentos que são essenciais para o avanço científico a partir de umreferencial teórico que se fundamenta na produção de renomados autores como Vanessa DiasMoretti Neusa Maria Marques Souza, José Manuel Moran, e Sanmya Feitosa Tajra que tratam da temática das tecnologias e conteúdos matemáticos. Acerca dos resultados notou-se que as Tecnologias Digitais auxiliam e facilitam o processo de ensino-aprendizagem, além de permitir o contato e a interação entre docentes, discentes e o conteúdo. Além do mais, observou-se que o desenvolvimento de atividades com o auxílio de jogos digitais colaboram muito para que os estudantes tenham uma aprendizagem mais lúdica e prazerosa.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Taynara Moysés Ferreira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo