Título: MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR OS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS
Autoria de: Taís Nazaré de Carvalho
Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari
Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Segundo membro da banca: Braian Garrito Veloso
Palavras-chaves: Ensino de Matemática, Práticas Pedagógicas, Processos Mentais Básicos, Educação Infantil, Lorenzatto
Data da defesa: 14/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 02/08/2023
Data da publicação: 02/08/2023
Referência: Carvalho, T. N. d. MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR OS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS. 2023. 16 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Os jogos matemáticos na educação infantil vem sendo utilizados, não só nas aulas de matemática, mas também em momentos de brincadeiras. Esses jogos proporcionam melhorias no ensino da matemática na educação infantil, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem aconteça de forma lúdica e significativa. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal desenvolver uma sequência didática para trabalhar os processos mentais básicos da matemática, definidos por Lorenzato (2011). Como fundamentação teórica foram utilizadas as seguintes referências principais Alves (2006), que discute a ludicidade no ensino da matemática Kishimoto (2012 e 2017), que aborda a relevância do lúdico na educação infantil e Lorenzato (2011), que trata do ensino da matemática para a educação infantil. Quanto à abordagem, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de natureza básica, caracterizada como uma pesquisa exploratória. O procedimento utilizado foi a pesquisa bibliográfica e a técnica de pesquisa empregada fo
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Taís Nazaré de Carvalho e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo