SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR OS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS

Autoria de: Taís Nazaré de Carvalho

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Braian Garrito Veloso

Palavras-chaves: Ensino de Matemática, Práticas Pedagógicas, Processos Mentais Básicos, Educação Infantil, Lorenzatto

Data da defesa: 14/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 02/08/2023

Data da publicação: 02/08/2023

Referência: Carvalho, T. N. d. MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR OS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS. 2023. 16 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Os jogos matemáticos na educação infantil vem sendo utilizados, não só nas aulas de matemática, mas também em momentos de brincadeiras. Esses jogos proporcionam melhorias no ensino da matemática na educação infantil, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem aconteça de forma lúdica e significativa. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal desenvolver uma sequência didática para trabalhar os processos mentais básicos da matemática, definidos por Lorenzato (2011). Como fundamentação teórica foram utilizadas as seguintes referências principais Alves (2006), que discute a ludicidade no ensino da matemática Kishimoto (2012 e 2017), que aborda a relevância do lúdico na educação infantil e Lorenzato (2011), que trata do ensino da matemática para a educação infantil. Quanto à abordagem, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de natureza básica, caracterizada como uma pesquisa exploratória. O procedimento utilizado foi a pesquisa bibliográfica e a técnica de pesquisa empregada fo

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20231201911235

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Taís Nazaré de Carvalho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo