Título: NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autoria de: Leticia de Fatima Ferreira
Orientação de: Claudio Lucio Mendes
Presidente da banca: Cláudio Lúcio Mendes
Primeiro membro da banca: Dyla Maria Duarte Lisboa
Segundo membro da banca: Márcio Magalhães da Silva
Palavras-chaves: neurociência, educação, aprendizagem, docência, ensino
Data da defesa: 24/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 25/07/2023
Data da publicação: 25/07/2023
Referência: Ferreira, L. d. F. NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2023. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O presente trabalho visa compreender os fundamentos neurocientíficos do processo de aprendizagem que podem contribuir com as práticas educativas. Tem como objetivo identificar as propostas neurocientíficas para a educação, analisando quais poderão auxiliar na melhoria da aprendizagem dos estudantes nas instituições educativas. A relação entre neurociência e educação tem se tornado cada vez mais importante nos últimos anos. Com avanços na tecnologia de imagem cerebral e na compreensão do funcionamento do cérebro, os pesquisadores têm obtido novas perspectivas sobre como as pessoas aprendem e desenvolvem habilidades. Esta pesquisa é de cunho qualitativo exploratório-explicativo, por meio da revisão bibliográfica. Para alcançar o objetivo, as técnicas de pesquisa selecionadas foram os registros em diário de pesquisa e os procedimentos de revisão bibliográfica, baseada na leitura e interpretação do material selecionado, da maneira mais criteriosa possível. A coleta ocorreu através das bases de dados do Portal CAPES SCIELO e BDTD. Os critérios de inclusão levaram em conta ser artigo, dissertação ou tese, e possuir padrão científico fidedigno exibir a interface neurociência com a educação e tratar da temática da aprendizagem. Em suma, espera-se discutir a ação educativa em interlocução com o conhecimento do campo neurocientífico, refletindo se tal campo pode colaborar com a prática docente ao problematizar como a aprendizagem se consolida, tendo como órgão central o cérebro.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Leticia de Fatima Ferreira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo