Título: VOZES E MEMÓRIAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS DO BRASIL PARA ALÉM DO DIA DO INDIO
Autoria de: Kauany Damião Ciriaco dos Santos
Orientação de: Dalva de Souza Lobo
Coorientação de: Ellen Maira Alcantara Laudares
Presidente da banca: Dalva de Souza Lobo
Primeiro membro da banca: Jean Daniel Morel
Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Palavras-chaves: Povos indígenas, Práticas Pedagógicas, Educação, Cultura, Identidade
Data da defesa: 22/06/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 23/06/2023
Data da publicação: 23/06/2023
Referência: Santos, K. D. C. d. VOZES E MEMÓRIAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS DO BRASIL PARA ALÉM DO DIA DO INDIO. 2023. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Pretendeu-se, neste estudo, discutir a representatividade étnica buscando problematizar sobre as práticas pedagógicas existentes nas instituições educativas desde a data adotada ???????? ????????Dia do Índio???????? para Dia dos Povos Indígenas em 19 de abril, a fim analisar se a data trata apenas de uma apropriação cultural por meio de homenagens ou se, de fato, visa ao reconhecimento da identidade e história brasileira (ALVES BETRÃO, 2021 BICALHO MACIEL OLIVEIRA, 2022). Nesse sentido, privilegiou como recorte de pesquisa a cultura dos povos indígenas Krenak. Fundamentado nos conceitos de diáspora (HALL, 2003,2016 SILVA, 2009), de voz (ZUMTHOR, 1999, 2000), de memória (BENJAMIN, 2012) e de musicalidade indígena ((PUCCI, 2009, 2016, 2017 ALMEIDA, 2014), além de autores consagrados no tema proposto (MUNDURUKU, 2005, 2013 KRENAK, 2019), o estudo valeu-se do método qualitativo por meio de perguntas semiestruturadas e na estruturação de quatros seções. Primeiramente, apresentou-se um recorte histórico do contexto dos povos originários no Brasil, direcionando a um povo dos 252 povos habitantes do país devido a várias situações diaspóricas. Logo após, diante do universo simbólico, material e cultural indígena elegeu-se a musicalidade por meio da voz como resposta ao processo de diáspora e silenciamento marcado pela colonização. Ademais, de caráter ilustrativo, dialogou-se com professoras da rede básica de ensino sobre a temática. Procedeu-se, por fim, à criação de um livreto com sugestões de materiais e indicações que colaboram com a ressignificação do olhar para as práticas pedagógicas no cotidiano escolar e a valorização da cultura e da presença dos povos originários do Brasil para além do ????????Dia do Índio????????. Desta forma, verificou-se que esta pesquisa permitiu um olhar mais amplo sobre a temática e a sua importância para a educação básica e para além desta. Assim, espera-se que este estudo instigue novas pesquisas para que ampliem o conhecimento e o respeito acerca dos povos originários e a construção de uma educação mais dialógica e carregada de sentido e significado.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Kauany Damião Ciriaco dos Santos e Universidade Federal de Lavras
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