Título: OS USOS DOS RESULTADOS DO SIMAVE PELOS PROFESSORES LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL
Autoria de: Karolayne Rezende de Carvalho
Orientação de: Regilson Maciel Borges
Presidente da banca: Regilson Maciel Borges
Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Segundo membro da banca: Braian Garrito Veloso
Palavras-chaves: avaliação externa, avaliação de sistemas, docentes, uso das avaliações, simave
Data da defesa: 04/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 24/07/2023
Data da publicação: 24/07/2023
Referência: Carvalho, K. R. d. OS USOS DOS RESULTADOS DO SIMAVE PELOS PROFESSORES LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A pesquisa discute o tratamento dos resultados oriundos do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE), que avalia, por meio de testes padronizados, os estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental em seu Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) e também do 5º, 7? e 9º ano do Ensino Fundamental e o 1? e 3º ano do Ensino Médio, por meio do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB). Metodologicamente foi realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza básica e de teor exploratório, configurando-se como um estudo bibliográfico e documental que foi desenvolvido em quatro momentos, sendo que nos dois primeiros foram realizados levantamentos bibliográficos sobre o tema em artigos, teses, dissertações e anais de eventos disponíveis on-line em banco de dados. No terceiro momento foram coletados documentos no Portal do SIMAVE e no site da Secretaria de Educação de Minas Gerais, acerca do tema pesquisado e o último momento diz respeito à apresentação dos resultados da pesquisa. Cabe ressaltar que os estudos apontam para a quase inexistência dos usos dos resultados das avaliações externas pelas diferentes instâncias das redes de ensino, o que se aplica ao caso do SIMAVE. Espera-se com essa pesquisa a ampliação do campo dessa temática e verificar se essa avaliação externa fomenta mudanças positivas no cenário educacional ou se ela tem tido seus resultados utilizados para gerar apenas premiações por mérito, conforme a produção de conhecimento sobre o tema pesquisado tem demonstrado.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Karolayne Rezende de Carvalho e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo