SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: Vozes e memórias dos Povos Originários do Brasil para além do Dia do Índio

Autoria de: Luan Mendonca Silva

Orientação de: Dalva de Souza Lobo

Coorientação de: Ellen Maira Alcantâra Laudares

Presidente da banca: Dalva de Souza Lobo

Primeiro membro da banca: Jean Daniel Morel

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: Povos indígenas, Práticas Pedagógicas, Educação, Cultura, Identidade

Data da defesa: 22/06/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 24/06/2023

Data da publicação: 24/06/2023

Referência: Silva, L. M. Vozes e memórias dos Povos Originários do Brasil para além do Dia do Índio. 2023. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Pretendeu-se, neste estudo, discutir a representatividade étnica buscando problematizar sobre as práticas pedagógicas existentes nas instituições educativas desde a data adotada ?? ??Dia do Índio?? para Dia dos Povos Indígenas em 19 de abril, a fim analisar se a data trata apenas de uma apropriação cultural por meio de homenagens ou se, de fato, visa ao reconhecimento da identidade e história brasileira (ALVES BETRÃO, 2021 BICALHO MACIEL OLIVEIRA, 2022). Nesse sentido, privilegiou como recorte de pesquisa a cultura dos povos indígenas Krenak. Fundamentado nos conceitos de diáspora (HALL, 2003,2016 SILVA, 2009), de voz (ZUMTHOR, 1999, 2000), de memória (BENJAMIN, 2012) e de musicalidade indígena ((PUCCI, 2009, 2016, 2017 ALMEIDA, 2014), além de autores consagrados no tema proposto (MUNDURUKU, 2005, 2013 KRENAK, 2019), o estudo valeu-se do método qualitativo por meio de perguntas semiestruturadas e na estruturação de quatros seções. Primeiramente, apresentou-se um recorte histórico do contexto dos povos o

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20231201910630

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luan Mendonca Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo