Título: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA CRÍTICA DE MUNDO EM SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UM ESTUDO COM BASE NO TRABALHO DO PIBID SOBRE GÊNERO, RAÇA E CLASSE
Autoria de: Caroline dos Santos Alves
Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes
Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões
Primeiro membro da banca: Eliasaf Rodrigues de Assis
Segundo membro da banca: Carolina Faria Alvarenga
Palavras-chaves: Gênero, Raça, Classe, Formação docente, Senso crítico.
Data da defesa: 11/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 28/07/2023
Data da publicação: 28/07/2023
Referência: Alves, C. d. S. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA CRÍTICA DE MUNDO EM SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UM ESTUDO COM BASE NO TRABALHO DO PIBID SOBRE GÊNERO, RAÇA E CLASSE. 2023. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A escola é um ambiente de atualização e aprendizagem, espaço que por suas particularidades é responsável pela promoção do senso crítico do e da estudante. No cotidiano escolar, são diversas as ocorrências de fatos que refletem práticas e discursos racistas, classistas e sexistas. Por isso, as questões de gênero, raça e classe, entendidas enquanto elementos formadores da estruturação social, devem ser objeto de estudo pelas docentes e pelos docentes para que sejam adequadamente inseridas nas metodologias e práticas de ensino. Dito isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar em que medida estudos teóricos sobre gênero, raça e classe contribuem para a formação inicial docente e para a construção de vivências pedagógicas que possibilitem a leitura crítica de mundo nos anos iniciais do ensino fundamental. Para alcançar o objetivo apontado, o trabalho se pauta no relato da experiência das autoras como bolsista e orientadora do subprojeto ??PIBID Alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental a função social da leitura e da escrita em uma perspectiva emancipatória??, lotado no curso de Pedagogia presencial da Faculdade de Educação de Linguagens e Ciências Humanas (FAELCH) da Universidade Federal de Lavras. O subprojeto tinha como proposta trabalhar a leitura crítica de mundo por meio das discussões sobre gênero, raça e classe. A fundamentação teórica é construída com base em artigos científicos, livros e trabalhos acadêmicos que tratavam sobre a temática da estruturação social, da formação dos docentes e da construção do senso crítico de crianças. Assim, estruturalmente, o presente trabalho se direciona a entender os conceitos de gênero, raça e classe, para, em um segundo momento, descrever e discutir os alcances e desafios postos nas atividades de estudo e nas vivências pedagógicas realizadas ao longo da participação no PIBID. Ao final, apresentam-se considerações sobre a representatividade de crianças, a qual é marcada pela apresentação de elementos positivos de identificação e de afirmação desde a tenra idade.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Caroline dos Santos Alves e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo