Título: A institucionalização da formação continuada em secretarias de educação os casos de Minas Gerais, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro
Autoria de: Antonio Werick Lopes
Orientação de: Paulo Henrique Arcas
Presidente da banca: Paulo Henrique Arcas
Primeiro membro da banca: Regilson Maciel Borges
Segundo membro da banca: Braian Garrito Veloso
Palavras-chaves: Profissionais da Educação, Formação Continuada, Secretarias Estaduais de Educação, Secretarias Municipais de Educação, Educação.
Data da defesa: 24/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 29/07/2023
Data da publicação: 29/07/2023
Referência: Lopes, A. W. A institucionalização da formação continuada em secretarias de educação os casos de Minas Gerais, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. 2023. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A formação continuada dos profissionais da educação no Brasil vem com as transformações ocorridas no âmbito da gestão após a reforma do Estado (1990) e se insere no quadro de afirmação de políticas neoliberais que passaram a responsabilizar escolas, profissionais da educação e gestores dos sistemas de ensino pelos resultados educacionais e, consequentemente, pela qualidade da educação. Com isso, o Ministério da Educação (MEC), se encarregou de elaborar e implementar um conjunto de marcos legais e regulatórios em nível federal, estadual e municipal desenvolvendo programas de formação continuada e formação em serviço para os profissionais da educação. Deste modo, esta pesquisa de cunho documental, abordagem qualitativa e natureza básica consiste em verificar como secretarias estaduais e municipais de educação proporcionam formação e investem na formação dos profissioanis da educação. Para tanto, foi feito um levantamento de cursos oferecidos por secretarias estaduais (Minas Gerais e São Paulo) e municipais de educação (Rio de Janeiro e Recife). Os cursos oferecidos por essas secretarias foram levantados nos sites das escolas de formação, sendo buscados e analisados dados sobre o processo de formação continuada dos profissionais da educação, ou seja, gestores escolares, professores, demais profissionais que atuam nas escolas e nos sistemas de ensino. Os cursos foram analisados procurando envidenciar o público ao qual se destinavam, a modalidade de ensino ofertada, as temáticas desenvolvidas. Observou-se que as secretarias estaduais de educação oferecem cursos de formação continuada voltados para as demandas da própria secretaria ou demanadas mais gerais relacionadas à BNCC e a reforma do ensino médio. Por outro lado, as secretarias municipais estudadas oferecem uma variedade maior de modalidades de cursos, de temas e que envolvem variados profissionais da educação. Conclui-se que a implementação da formação continuada via escolas de formação possibilita uma oferta de cursos mais ordenada pelas secretarias, porém ainda não se observa um processo mais diferenciado e democrático em relação à oferta de formação. No entanto, a temática merece maior aprofundamento de pesquisas que evidenciem aspectos relativos ao funcionamento das escolas de formação, as concepções e práticas presentes nos cursos oferecidos, além da convivência com outras estratégias de formação continuada que, certamente, convivem na amostra de secretarias analisadas.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Antonio Werick Lopes e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo