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Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, EM PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA, PARA CRIANÇAS SURDAS UM ESTUDO SOBRE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autoria de: Lígia Aparecida Rezende Diniz de Carvalho

Orientação de: Josiane Marques da Costa

Presidente da banca: Josiane Marques da Costa

Primeiro membro da banca: Luciana Soares da Silva

Segundo membro da banca: Raniere Alislan Almeida Cordeiro

Palavras-chaves: Surdos, Letramento, Alfabetização, Português, Práticas de Alfabetização

Data da defesa: 19/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 24/07/2023

Data da publicação: 24/07/2023

Referência: Carvalho, L. A. R. D. d. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, EM PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA, PARA CRIANÇAS SURDAS UM ESTUDO SOBRE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2023. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A Língua de Sinais Brasileira é considerada a primeira língua da comunidade surda brasileira. Já a língua portuguesa, na modalidade escrita, é a segunda língua para essa comunidade. Com isso, as crianças surdas adquirem a Libras como primeira língua e aprendem a ler e escrever os textos que circulam socialmente em português como segunda língua. Nesse sentido, tendo como intuito destacar a importância dessa temática, o presente estudo tem como objetivo investigar as práticas e estratégias pedagógicas utilizadas no processo de alfabetização e letramento, em português escrito, para crianças surdas. Para alcançar os objetivos propostos realizamos uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, com o intuito de identificar, em trabalhos científicos, as estratégias e práticas pedagógicas utilizadas no processo de alfabetização de crianças surdas. Sendo assim, inicialmente pesquisamos trabalhos científicos (artigos, dissertações e teses) produzidos entre os anos de 2006 a 2022, nos bancos de dados do Scielo, CAPES e Google Acadêmico. Na pesquisa, utilizamos as seguintes palavras-chave surdos, letramento, alfabetização, português e as práticas de alfabetização. Após a investigação nos bancos de dados identificados 16 (dezesseis) trabalhos com a temática sobre alfabetização e letramento para alunos surdos, desses selecionamos 6 para análise. Os resultados das pesquisas analisadas demonstram que quando recursos visuais e metodologia de ensino de segunda língua são empregados no processo de alfabetização, as crianças surdas apresentam maior desempenho na aprendizagem da leitura e da escrita em português como segunda língua.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20231201821179

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lígia Aparecida Rezende Diniz de Carvalho e Universidade Federal de Lavras

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