SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: CASO DE ENSINO COMO INSTRUMENTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES dos ganhos para o desenvolvimento do raciocínio pedagógico

Título alternativo: TEACHING CASE AS AN INSTRUMENT FOR INITIAL TEACHER TRAINING

Autoria de: Isabela de Cassia Oliveira

Orientação de: Braian Garrito Veloso

Presidente da banca: Braian Garrito Veloso

Primeiro membro da banca: Francine de Paulo Martins Lima

Segundo membro da banca: Cláudia Maria de Sousa Freire

Palavras-chaves: Formação de professores, Formação, Caso de ensino, Estágio curricular obrigatório, Pedagogia.

Data da defesa: 11/05/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 22/06/2023

Data da publicação: 22/06/2023

Referência: Oliveira, I. d. C. CASO DE ENSINO COMO INSTRUMENTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES dos ganhos para o desenvolvimento do raciocínio pedagógico. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A formação de professores é um processo demasiadamente complexo. Inicia-se durante a graduação, porém, estende-se por toda a trajetória profissional. Estudos da área evidenciam, há algumas décadas, que a constituição dos saberes e conhecimentos docentes envolve também e sobretudo a prática profissional refletida. Ou seja, o professor aprende a sua profissão especialmente por meio das vivências em sala de aula que propiciam o conhecimento pedagógico do conteúdo mediante o desenvolvimento de um raciocínio pedagógico. Pois bem, se a graduação, por si só, não dá conta de esgotar todos os saberes que serão necessárias à docência, torna-se imprescindível, na formação inicial, oferecer aos estudantes os subsídios e instrumentos adequados para que eles exerçam a prática reflexiva durante suas trajetórias. É nesse contexto que emerge o caso de ensino como importante instrumento de reflexão sobre a prática docente. Tendo isso em vista, o objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é analisar a experiência de elaboração de um caso de ensino durante o estágio curricular obrigatório de um curso de licenciatura em Pedagogia. Mais especificamente, o caso analisado foi elaborado pela autora, estudante da Universidade Federal de Lavras (UFLA), durante as vivências numa escola pública em meio ao estágio obrigatório. Como procedimento metodológico, optou-se pelo relato de experiência à luz da abordagem qualitativa. A partir do arcabouço teórico construído no texto, que permitiu uma análise mais aprofundada acerca do caso de ensino elaborado quando da realização do estágio curricular obrigatório, evidenciou-se a importância da reflexão para e na prática. Mais do que mobilizar conhecimentos teóricos, é fundamental que se tenha instrumentos a fim de qualificar a reflexão no tocante à experiência em sala de aula. O caso de ensino se configura, assim, como importante aliado para a ação reflexiva.

Abstract: Teacher training is a very complex process. It begins during graduation, however, it extends throughout the professional trajectory. Studies in the area have shown, for some decades now, that the constitution of teaching knowledge and knowledge also involves, and above all, reflected professional practice. That is, the teacher learns his profession especially through experiences in the classroom that provide pedagogical knowledge of the content through the development of pedagogical reasoning. Well then, if graduation, by itself, is not enough to exhaust all the knowledge that will be necessary for teaching, it becomes essential, in initial training, to offer students the appropriate subsidies and instruments for them to exercise reflective practice during their trajectories. It is in this context that the teaching case emerges as an important tool for reflection on teaching practice. With that in mind, the objective of this Course Completion Work (TCC) is to analyze the experience of elaborating a teaching case during the curricular internship of a degree course in Pedagogy. More specifically, the case analyzed was elaborated by the author, a student at the Federal University of Lavras (UFLA), during her experiences in a public school in the midst of the curricular internships. As a methodological procedure, we opted for the experience report in the light of the qualitative approach. Based on the theoretical framework constructed in the text, which allowed for a more in-depth analysis of the teaching case elaborated during the curricular internships, the importance of reflection for and in practice was highlighted. More than mobilizing theoretical knowledge, it is fundamental to have instruments in order to qualify the reflection regarding the experience in the classroom. The teaching case thus becomes an important ally for reflective action.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20231201820976

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Isabela de Cassia Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo