Título: MATEMÁTICA LÚDICA E CONCRETA MULTIPLICAÇÃO PARA ALÉM DA TABUADA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Autoria de: Lara Dyandra Lima Martins
Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari
Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Segundo membro da banca: Braian Garrito Veloso
Palavras-chaves: Ensino de Matemática, Ludicidade, Material Concreto, Sequência Didática, Formação de Professores
Data da defesa: 14/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 27/07/2023
Data da publicação: 27/07/2023
Referência: Martins, L. D. L. MATEMÁTICA LÚDICA E CONCRETA MULTIPLICAÇÃO PARA ALÉM DA TABUADA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Com base nos estudos de Kishimoto (2017 2011), Lorenzato (2010), Nacarato at all (2019), Smole (2013 2016) e Zabala (2014 2007), o presente artigo analisa a atual situação do ensino da matemática na educação básica, que permanece incentivado o pensamento abstrato precoce e a memorização de regras sem fundamento, mesmo após tantos anos de estudos afirmando a importância do lúdico e do concreto no ensino dessa disciplina. Notamos um círculo vicioso de professores e professoras que não aprenderam a matemática de forma significativa na educação básica, passam a ter uma aversão pela disciplina e acabam por ensinar seus discentes da mesma forma ilógica que aprenderam. A partir disso, são apresentados estudos sobre a importância do lúdico e do concreto ao ensinar matemática, não só na educação infantil, mas também no ensino fundamental anos iniciais. Por fim, trazemos uma sequência didática como possibilidades de práticas pedagógicas lúdicas e concretas para o ensino da multiplicação no terceiro ano do ensino fundamental anos iniciais.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lara Dyandra Lima Martins e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo