Título: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PELA CRIANÇA UTILIZANDO OS SETE PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS
Autoria de: Leticia Queiroz Moreira
Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari
Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Primeiro membro da banca: Ellen Laudares
Segundo membro da banca: Braian Garrito Veloso
Palavras-chaves: BNC, Educação Infantil, Ensino de Matemática, Processos Mentais Básicos, Ludicidade
Data da defesa: 30/06/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 24/07/2023
Data da publicação: 24/07/2023
Referência: Moreira, L. Q. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PELA CRIANÇA UTILIZANDO OS SETE PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS. 2023. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal analisar como os sete processos mentais básicos, que possibilitam o desenvolvimento das habilidades matemáticas nas crianças da Educação Infantil, relacionam-se com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Neste contexto, a pesquisa possui desdobramentos em três objetivos específicos, sendo eles compreender as teorias sobre o desenvolvimento cognitivo e sua implicação no processo de ensino-aprendizagem refletir sobre a importância da ludicidade como estratégia preponderante na construção do conhecimento matemático para as crianças da Educação Infantil discutir como a alfabetização e o letramento matemático se constitui no ambiente da Educação Infantil, a partir dos processos mentais básicos. Quanto à metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa, possui abordagem qualitativa, é de natureza básica e quanto aos seus objetivos, é de cunho exploratório. Neste contexto, os principais temas estudados e suas referências foram o desenvolvimento da criança, a partir das ideias de Piaget (1982) e Vygotsky (2009) o lúdico na educação infantil, considerando as ideias de Kishimoto (2018) e a matemática na educação infantil, de acordo com os conceitos de Lorenzato (2011). Ao final da pesquisa, relaciona-se os sete processos mentais básicos, definidos por Lorenzato (2011) com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os conteúdos de matemática na Educação Infantil, a fim de orientar a prática pedagógica dos docentes.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Leticia Queiroz Moreira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo