Título: A GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE SUSPENSÃO PRESENCIAL DAS AULAS DURANTE A PANDEMIA UM OLHAR PARA O TRABALHO DA DIREÇÃO ESCOLAR
Título alternativo: A GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE SUSPENSÃO PRESENCIAL DAS AULAS DURANTE A PANDEMIA UM OLHAR PARA O TRABALHO DA DIREÇÃO ESCOLAR
Autoria de: Marcilene da Costa Ribeiro Calixto
Orientação de: Giovanna Rodrigues Cabral
Presidente da banca: Giovanna Rodrigues Cabral
Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Segundo membro da banca: Regilson Maciel Borges
Palavras-chaves: Gestão Escolar, Suspensão das aulas, Pandemia, Desafios, Retorno Presencial
Data da defesa: 13/02/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 02/03/2023
Data da publicação: 02/03/2023
Referência: Calixto, M. d. C. R. A GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE SUSPENSÃO PRESENCIAL DAS AULAS DURANTE A PANDEMIA UM OLHAR PARA O TRABALHO DA DIREÇÃO ESCOLAR . 2023. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Este trabalho teve como temática a gestão escolar e sua atuação no cenário de pandemia da Covid-19. Neste contexto, os gestores assumiram um papel significativo nas questões referentes ao desenvolvimento das atividades de forma remota. Dessa maneira, algumas inquietações se fizeram presentes nesta pesquisa, quais foram, como o contexto da gestão escolar ficou organizado neste cenário da pandemia em relação às suspensões das aulas presenciais? Como ficaram os atendimentos aos estudantes? Como os gestores organizaram o planejamento do trabalho pedagógico? Nesse viés, o objetivo da pesquisa foi investigar como o trabalho de gestão foi realizado em escolas municipais de um município do Sul de Minas Gerais, durante a pandemia. Como objetivos secundários buscou-se compreender na percepção dos gestores as mudanças ocorridas no trabalho da gestão escolar no contexto da pandemia refletir, a partir das dimensões da gestão, sobre os principais desafios percebidos pelos gestores durante o período de pandemia e verificar como foram propostos os trabalhos para o retorno gradual das atividades presenciais nas escolas. Alcançou-se tais objetivos por meio de uma pesquisa quanti qualitativa de campo, com autorização da Secretaria Municipal de Educação e dos gestores respondentes, e também mediante uma pesquisa exploratória inicial por meio do portal de periódicos da Capes, com os descritores ????gestão escolar???? e ????pandemia????, para o conhecimento sobre os trabalhos já realizados nessa área, e revisão de literatura de autores que trataram acerca da gestão escolar e sobre os temas atuais de gestão no contexto da pandemia e o planejamento escolar. Autores como Libâneo (1994), Luck (1981), Oliveira (2007), Petter (2008), Sander (2007), bem como alguns documentos institucionais nos auxiliaram nas discussões empregadas nesta pesquisa. A pesquisa quanti qualitativa de campo, se deu por meio da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas para levantar as percepções dos gestores municipais em relação ao trabalho ocorrido nas escolas, no contexto de pandemia. E, para o tratamento dos dados, realizou-se a análise de conteúdo a partir da organização de categorias de análises. Como resultado foi possível identificar que os maiores desafios enfrentados durante a pandemia foram em relação a implementação dos recursos tecnológicos utilizados durante o Ensino Remoto Emergencial e o Hibrido, a formação de professores e a adequaçãao do planejamento para as dificuldades que os estudantes apresentavam quanto ao ensino e aprendiagem, tanto no Híbrido, quanto no retorno presencial, dentre outros desafios do cotidiano já existentes e acentuados durante e após a pandemia. Espera-se que a realização deste trabalho possa auxiliar para a produção de conhecimento na área ou em outras, além de contribuir para futuras pesquisas em relação ao tema discutido, bem como com a formação de sujeitos interessados na temática.
Abstract: This work had as its theme school management and its performance in the scenario of the Covid-19 pandemic. In this context, managers have taken on a significant role in matters relating to the development of activities remotely. In this way, some concerns were present in this research, what were they, how was the context of school management organized in this pandemic scenario in relation to the suspension of face-to-face classes? How were the services to the students? How did the managers organize the planning of the pedagogical work? In this bias, the objective of the research was to investigate how management work was carried out in municipal schools in a municipality in the south of Minas Gerais, during the pandemic. As secondary objectives, we sought to understand in the perception of managers the changes that occurred in the work of school management in the context of the pandemic to reflect, from the dimensions of management, on the main challenges perceived by managers during the pandemic period and to verify how the works were proposed for the gradual return of face-to-face activities in schools. These objectives were achieved through a quantitative and qualitative field research, with authorization from the Municipal Department of Education and the responding managers, and also through an initial exploratory research through the Capes journal portal, with the descriptors ????school management???? and ????pandemia????, for knowledge about the work already carried out in this area, and literature review of authors who dealt with school management and current management issues in the context of the pandemic and school planning. Authors such as Libâneo (1994), Luck (1981), Oliveira (2007), Petter (2008), Sander (2007), as well as some institutional documents helped us in the discussions used in this research. The quantitative and qualitative field research was carried out through the application of questionnaires with open and closed questions to raise the perceptions of municipal managers in relation to the work carried out in schools, in the context of a pandemic. And, for the treatment of the data, the content analysis was carried out from the organization of analysis categories. As a result, it was possible to identify that the biggest challenges faced during the pandemic were in relation to the implementation of the technological resources used during Emergency Remote Teaching and Hybrid, teacher training and the adequacy of planning for the difficulties that students had regarding teaching. and learning, both in the Híbrido and in the face-to-face return, among other existing and accentuated daily challenges during and after the pandemic. It is hoped that this work will help to produce knowledge in the area or in others, in addition to contributing to future research on the topic discussed, as well as training subjects interested in the topic.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Marcilene da Costa Ribeiro Calixto e Universidade Federal de Lavras
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