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Título: O LÚDICO COMO MEDIAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR

Título alternativo: The ludic as mediation for school inclusion

Autoria de: Maria Eduarda Correa

Orientação de: Alexandre Filordi de Carvalho

Presidente da banca: Alexandre Filordi de Carvalho

Primeiro membro da banca: Eliasaf Rodrigues de Assis

Segundo membro da banca: Jennifer Ederer Picon

Palavras-chaves: Lúdico, Educação Inclusiva, Brincar, Inclusão, Desenvolvimento

Data da defesa: 28/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 06/03/2023

Data da publicação: 06/03/2023

Referência: Correa, M. E. O LÚDICO COMO MEDIAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo pesquisar o papel da ludicidade na mediação da inclusão escolar e explorar como esses conceitos estão inter-relacionados. Esta que pode ser entendida como um elemento fundamental para garantir a inclusão uma vez que o lúdico é um agente capaz de promover a aprendizagem e autonomia, de forma que o indivíduo possa ser um agente ativo e colaborativo da propria aprendizagem, juntamente com a necessidade de se compreender a inclusão e o papel do professor como mediador desse processo. A pesquisa foi realizada por meio de análise bibliográfica e mostrou a importância da ludicidade na mediação da inclusão escolar. Além da participação da família, da gestão escolar e de políticas públicas, é necessário ter estratégias pedagógicas efetivas e assertivas, incluindo a ludicidade, para garantir um projeto educacional inclusivo. Todos esses processos são interdependentes e essenciais para o sucesso do projeto e para o desenvolvimento pleno de suas capacidades

Abstract: his study has as its objective research the function of ludicity in mediation for school inclusivity and explore how such concepts interconnect. It is understood as a fundamental element to guarantee inclusion seen as ludicity is an agent capable of promoting learning and authonomy, in a way that the individual becomes an active agent and colaborator in their own learning, alongside the need to understand inclusion and the function of the teacher as a mediator of this process. The research was conducted through bibliographic analysis and has shown the importance of ludicity in mediating school inclusivity. Alongside family participation, school management and public policies, it is necessary to have effective and assertive pedagogical strategies, including ludicity to ensure an inclusive educational project. All these processes are interdependent and essential for the sucess of the project and the complete development of its capacities.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20222201821261

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maria Eduarda Correa e Universidade Federal de Lavras

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