SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: ENADE EM QUESTÃO DISCUSSÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS IMPACTOS DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Título alternativo: ENADE IN QUESTION BIBLIOGRAPHICAL DISCUSSION ON THE IMPACTS NATIONAL PERFORMANCE EXAMINATION OF STUDENTS IN UNDERGRADUATE COURSES

Autoria de: Alaff Dionisio dos Santos Nazare

Orientação de: Regilson Maciel Borges

Presidente da banca: Regilson Maciel Borges

Primeiro membro da banca: Ana Carolina Samia Faria Souza

Segundo membro da banca: Daniella Gualberto Neves

Palavras-chaves: Avaliação da Educação Superior, ENADE, Impactos, Estudantes, IES.

Data da defesa: 17/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 06/03/2023

Data da publicação: 06/03/2023

Referência: Nazare, A. D. d. S. ENADE EM QUESTÃO DISCUSSÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS IMPACTOS DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. 2023. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho apresenta uma discussão bibliográfica sobre os impactos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) nos cursos de graduação, cujo objetivo foi demonstrar, a partir dos estudos analisados, o desempenho dos estudantes do Ensino Superior no Brasil, apresentando a importância da realização do Exame no atual cenário, sua relevância e os impactos que seus resultados possuem para as universidades e os estudantes. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Inicia-se apresentando um breve histórico sobre o ENADE e sua trajetória até os dias atuais, com foco nas discussões que correspondem a três perguntas centrais com base nos documentos avaliados. A primeira é sobre qual a preparação que as instituições fazem na preparação dos estudantes para o exame, a segunda é sobre quais os impactos das instituições sobre os resultados do exame, já a terceira refere-se como o ENADE afetou os cursos avaliados. Por fim, apresentamos as considerações finais trazendo uma reflexão sobre os dados avaliados e a importância do exame para as instituições superiores do Brasil.

Abstract: This paper addresses a bibliographical discussion on the impacts of the National Student Performance Examination (Enade) in undergraduate courses, whose objective was to demonstrate the performance of Higher Education students in Brazil, presenting the importance of carrying out the Exam in the current scenario, its relevance and impacts that its results have for universities and students. Introducing a Brief History of ENADE and its trajectory to the present day, focusing on discussions that correspond to three central questions based on the documents evaluated. The first is about what preparation institutions do in preparing students for the exam, the second is about what impact institutions have on exam results, and the third refers to how ENADE affected the evaluated courses. Finally, we present the Final Considerations bringing a brief reflection on the data evaluated and the importance of the exam for higher institutions in Brazil.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20222201821052

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Alaff Dionisio dos Santos Nazare e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo