Título: O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS UTILIZANDO JOGOS DIGITAIS
Título alternativo: MATHEMATICS TEACHING FOR THE EARLY YEARS USING DIGITAL GAMES
Autoria de: Thayne Rezende Abreu
Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari
Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Primeiro membro da banca: Aline Cristiane Gomes de Souza
Segundo membro da banca: Sabrina Maria Botelho Silva
Palavras-chaves: JOGOS DIGITAIS, ANOS INICIAIS, MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Data da defesa: 12/12/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 27/02/2023
Data da publicação: 27/02/2023
Referência: Abreu, T. R. O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS UTILIZANDO JOGOS DIGITAIS. 2023. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O presente trabalho, que procura abordar o ensino de matemática nos anos escolares iniciais, desempenha um papel de suma importância, não apenas na construção do conhecimento, mas também na construção do indivíduo e na atuação dele no meio no qual vive. Considerando que os primeiros anos escolares são de grande relevância para a construção da vida educacional do aluno, a relação entre a matemática, os professores e os alunos demanda uma outra forma de pensar o ensino e a aprendizagem nesse campo do saber. Com isso, o objetivo deste trabalho é analisar como ocorre a manifestação dos aprendizados matemáticos por meio de jogos virtuais nos anos iniciais, apontando, assim, os pontos fundamentais e as formas de trabalhar com o lúdico em sala de aula. Diante do cenário pandêmico recentemente vivenciado, os jogos digitais educativos tiveram e ainda têm como objetivo tornar mais prazerosa e fácil a aprendizagem do ensino matemático, ajudando o aluno a ter um maior interesse no entendimento dos conteúdos para que comecem a construir um pensamento lógico matemático e, com isso, se tornem cidadãos críticos e participativos no meio em que vivem.
Abstract: The present paper, which seeks to address the teaching of mathematics in the early school years, plays an extremely important role, not only in the construction of knowledge but also in the construction of the individual and his performance in the environment in which he lives. Considering that the first school years are of great importance for constructing the students educational life, the relationship between mathematics, teachers, and students requires a different way of thinking about teaching and learning in this field of knowledge. With this, this paper aims to analyze how the manifestation of mathematical learning occurs through virtual games in the early years, thus pointing out the fundamental points and ways of working with the ludic in the classroom. Given the recently experienced pandemic scenario, educational digital games had and still have the objective of making learning mathematics teaching more pleasant and easier, helping students to have a greater interest in understanding the contents so that they begin to build mathematical and logical thinking and, with this, become critical and participatory citizens in the environment in which they live.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Thayne Rezende Abreu e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo